Corrida de montanha na Serra da Canastra

Corrida de montanha na Serra da Canastra

Para quem está planejando uma prova diferente, nas montanhas, e bem pertinho, pode ir se programando (e treinando) que a Serra da Canastra irá abrigar em outubro mais uma edição do Amazing Runs - etapa Serra da Canastra (MG). A prova acontece no dia 19 de outubro com circuitos de trail run de 7km, 18km, 43km  e 62km. A largada e chegada de todas as distâncias será na Arena do Esmeril, que fica a 10 km da cidade de São João Batista do Glória (MG). Para quem se interessou, fique atento ao prazo de inscrição que vai até 15 de outubro e há limite de participantes: são somente 650 atletas.

A prova é boa oportunidade para quem correr por trilhas pouco exploradas, em locais de natureza intocada e águas limpas. O Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos principais do País, com diversos cursos d’água que brotam no imenso chapadão em forma de baú que formam cânions, cachoeiras e grotas. O local abriga paisagens estonteantes, serras incríveis, com muitas subidas que proporcionam uma imersão completa na natureza.

A região ecoturística tem mais de 200 mil hectares e abrange seis municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio. A grande atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 para proteger as nascentes do rio São Francisco e tem a portaria principal a 8 km de São Roque de Minas. Dentro do Parque Nacional estão alguns dos mais belos cartões postais do Brasil, como a cachoeira Casca D’Anta, de quase 200 metros, a primeira grande queda do “velho Chico”.

Um dos melhores queijos do mundo 
O potencial turístico da Serra da Canastra, também é confirmado pela gastronomia. O produto típico mais importante da região é o queijo Canastra, artesanal e feito de leite cru. Produzido há mais de duzentos anos, ele é primo distante do queijo da Serra da Estrela, de Portugal, trazido pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro. O clima, a altitude, os pastos nativos e as águas da Canastra dão a esse queijo um sabor único: forte, meio picante, denso e encorpado. Desde maio de 2008 o queijo canastra é patrimônio cultural imaterial brasileiro, título concedido pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 2005, o queijo Canastra recebeu a medalha e prata no Mondial du Fromage de Tours, na França, um dos principais concursos de queijos do mundo. É imperdível!
 
Sobre o Circuito Amazing Runs
O circuito Amazing Runs nasceu há seis anos e vem crescendo de forma orgânica e exponencial na região sul do Brasil, com etapas na Ilha do Mel, Garopaba e Serra da Graciosa. 

Mais informações e inscrições no site da prova: https://ticketagora.com.br/e/amazing-runs-serra-da-canastra-7824

Compartilhar: