Stand Up Paddle: a onda que veio do Havaí

Stand Up Paddle: a onda que veio do Havaí

Uma prancha, um remo e muito equilíbrio. É o necessário para praticar esse esporte que chegou com tudo no Brasil: o Stand Up Paddle (SUP). Mais parecido com um longboard, a principal façanha neste esporte é conseguir ficar em cima da prancha... remando. Para os mais aperfeiçoados e saidinhos, é possível até pegar onda. Tem gente que pratica até yoga em cima da prancha! Fácil e lindo de olhar, mas na prática.... alguns tombos fazem parte da brincadeira. 

Crédito: Silas Azocar/PMI

Porém, com um pouco mais de pratica, estabilidade e performance – não exatamente nesta ordem –  a sensação é maravilhosa: o vento bate no rosto, algumas ondinhas te jogam para longe (cabe aqui alguns tombos) e remando, remando, remando é possível curtir o mar de um outro ângulo. E o melhor de tudo, conhecer lugares novos em cima de uma prancha. Dá até para admirar o pôr-do-sol mais pertinho...

A onda foi importada do Havaí e agradou em cheio os brasileiros. O esporte deu tão certo aqui que em qualquer praia ou mesmo represa com águas mais mansinhas é fácil enxergar a galera surfando ou remando! O legal que não é necessário nenhuma preparação física, apenas um pouco de equilíbrio e força nos braços. O SUP é bem semelhante ao surf, mas com início imediato – ou seja, é só conseguir ficar em cima da prancha e sair remando.

Aloha Spirit
Com tantos adeptos por aqui, competições e grupos não faltam. Em Ilhabela (SP), por exemplo, acontece entre os dias 22 a 24 de março, o Aloha Spirit Festival, na Praia do Perequê. Já na 5ª edição, o evento abre o circuito brasileiro de SUP Race 2013. Segundo João Castro, diretor da agência Ecooutdoor, a organizadora do Aloha Spirit, este é um dos maiores eventos de esportes aquáticos do Brasil e ganhará ares de festival neste ano, com uma série de atrações. Serão cinco modalidades aquáticas em disputa: Stand Up Paddle, Canoa Havaiana, Natação, Surfski e Paddleboard. Eles esperam reunir na praia do litoral paulista cerca de mil atletas que poderão participar das distâncias de 5, 3, 6 ou 12 km.

João Castro praticando SUP: nível avançado

Esta é a primeira etapa do circuito com agendas fechadas já para as próximas acontecerem no Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) e Florianópolis (SC). O evento promete agitar a Ilhabela no final de semana, pois além da competição de SUP haverá arena com DJ, show com banda ao vivo, feira de equipamentos e acessórios e aulas grátis de yoga e SUP Yoga. Quem quiser acompanhar pela internet, haverá também transmissão ao vivo.


Aloha Spirit 2012: na Ilhabela

O evento é uma oportunidade para que não conhecem o esporte (eu garanto, é uma delícia!) se aprofundar um pouco mais e até arriscar umas aulas grátis. Fica a dica para um final de semana na praia: o evento começa no dia 22 de março.

Aloha Spirit: galera reunida na edição do ano passado

A boa notícia para quem quiser começar a praticar o SUP é que ele trabalha, além do equilíbrio, a força nas pernas, nos braços e no abdômen. E o melhor de tudo, é praticado ao ar livre, na praia, represa ou rio. 

Compartilhar: