Três motivos para atletas tratarem suas dores com um reumatologista

Três motivos para atletas tratarem suas dores com um reumatologista

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2017 indica que 53% dos atletas sofrem com dores musculares, pelo menos, uma vez a cada três meses. O estudo mostrou também que 58% das pessoas justifica as dores como a má postura, enquanto 56% indicam que um dos principais fatores é o excesso de atividade física. Na área esportiva a dor está presente ao longo de toda a carreira do atleta, inclusive dos amadores, e pode estar ligada à uma experiência sensorial, emocional e psicológica. Infelizmente, são elas que podem afetar o rendimento, a estabilidade física e saúde de quem pratica esporte.

“Diversas doenças diferentes podem afetar a coluna, quadril, pernas, braços ou pescoço. A reumatologia avalia o paciente de uma forma geral para identificar a causa das dores - que pode ser desde uma torção até uma grave fratura, osteoporose, tumores etc”, esclarece Claudia Goldenstein Schainberg, médica especialista em reumatologia e tratamento de doenças que afetam o tecido conjuntivo e o sistema muscular esquelético incluindo articulações, ossos, tendões e ligamentos. 

Segundo a médica, é a reumatologia que sabe a causa de suas dores. Antes de buscarmos tratamento para o incômodo, precisamos descobrir a causa que nos afeta. O motivo das dores é variado e depende de diversos fatores, como a postura, genética, peso, alongamento, sedentarismo e temperaturas climáticas. A origem do desconforto pode ser predominantemente biomecânica, infecciosa, inflamatória ou autoimune, o que mobilizará específicas áreas médicas que seu reumatologista saberá exatamente qual te direcionar”.

A especialista esclarece que há muitas formas de prevenir lesões ou machucados, como a postura, alongamentos, ter cuidado ao carregar certos tipos de peso. Além disso, o uso de cintas médicas, palmilhas e óleos corporais, e ainda pratica musculação e exercícios com uma certa frequência podem ajudar a eliminar as dores. "Os tratamentos médicos também devem ser incluídos, entre eles, sessões de reumatologia, que irá ajudar a enxergar a principal causa do problema e, assim, realizar um encaminhamento adequado para o tratamento, como por exemplo, a ortopedia, a quiropraxia, fisioterapia ou massoterapia.”

 

Compartilhar: