Vamos “endorfinar” em 2013?

Vamos “endorfinar” em 2013?

Chega de neologismo? Que nada! A vida é cheia dela. E é assim que o mundo vai criando suas histórias, sempre atribuindo um novo sentindo a cada ano, casa fase.  Por isso, nesse encerramento de ciclo e começo de uma nova passagem, meu desejo a todos – esportistas ou não, que um neologismo faça parte da vida de cada um: “endorfinar” sempre. 

“A endorfina é um neuro-hormônio produzido pelo próprio organismo na glândula hipófise”. Essa denominação, que tem origem nas palavras endo (interno) e morfina (analgésico), segundo a classe médica, é um hormônio produzido por nós mesmos. Tem uma ação analgésica extremamente potente que ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, tranquilidade, bom humor e o melhor de tudo, alegria. E sabe como estimular essa coisinha dentro da gente? Suando, correndo, pedalando ou fazendo qualquer tipo de atividade física. O efeito da endorfina é tão grande que pode ser sentido até duas horas após a liberação. Bom não?

A sensação é mais ou menos assim: fez uma corrida e o final? Exaustão. Mas, após o cansaço, a falta de ar e as pernas bambas, vem a melhor parte: é a nossa amiga amada endorfina chegando... É aquele tal “ufa, acabou... que delícia!”. É a hora que todas as gotas de suor se espalham pelo corpo e deixam uma sensação incrivelmente boa, deixando para trás todo o cansaço e exaustão. Aí vem aquele sorriso no rosto, aquele bem-estar... Sabe por que tudo isso? Porque você “endorfinou”. Existe coisa melhor no mundo? Esse é o sentimento de prazer, ou seja, da endorfina que foi estimulada e fez com que todos os melhores sentimentos invadam seu corpo.



E como final de ano é época de relembrar e desejar um ano um pouco melhor, mesmo com algumas perdas e com a dureza da vida, meus desejos para 2013 é que os sonhos não sejam deixados para trás e que a poesia, o movimento e o amor façam parte da rotina. A regra é “endorfinar” com coisas novas, com muita paixão, com liberdade, com o vento batendo no rosto, com conhecimento... E que “endorfinar” faça cada vez mais parte da vida de cada um:

- “endorfine” após uma maratona
- “endorfine” no primeiro circuito de 5 km
- “endorfine” em um lugar desconhecido 
- “endorfine” ao fazer uma trilha e conhecer uma cachoeira de deixar o queixo caído
- “endorfine” ao conhecer uma praia paradisíaca, principalmente em um lugar próximo que você não sabia que existia
- “endorfine” ao viver um grande amor
- “endorfine” ao reencontrar um amigo querido distante
- “endorfine” em ter a família reunida
- “endorfine” ao nadar no mar
- “endorfine” ao ver uma criança ganhar aquele presente que o Papai Noel trouxe e que os olhos brilharam de tanta felicidade
- “endorfine” com os amigos e dê risada até a barriga doer
- “endorfine” no trabalho!

E por aí vai... Muitas endorfinas para todos, em todos os dias do ano. Porque a felicidade está pertinho... É só colocar o corpo para mexer. O resto é por conta dela!




 

Compartilhar: