Viva o café!

Viva o café!



O assunto é discutido por toda a classe médica e pesquisas já comprovaram: o café só faz bem para a saúde. O fato é que muitos atletas e corredores de todos os níveis não ficam sem uma xícara da bebida antes dos treinos. 

É o caso do atleta de corrida de aventura, natural de Araxá, mas residente em Ribeirão Preto, Leonardo Guerra, que toma de três a quatro xícaras por dia. Pesquisas recentes relataram que a ingestão de duas xícaras de café coado, uma hora antes do exercício, aumentou a performance de atletas de corrida e ciclismo de endurance (longa duração), em testes feitos em laboratório. “Mas isso funcionaria apenas para atletas treinados, pois os não-treinados possuem um limite de fadiga consideravelmente menor que um atleta mais condicionado”, destaca o atleta, lembrando que o café contribui para um aumento das descargas de endorfina no cérebro. “Isso gera um estímulo que faz o atleta treinado prosseguir quando ele está cansado ou fadigado”.

Além desta descarga de energia – extremamente necessária no esporte - uma das últimas constatações é que o consumo do café aliado à atividade física pode regredir e até ajudar no combate contra o câncer de pele.

A comprovação foi feita pela Escola de Farmacologia Ernest Mario, de Nova Jersey, nos Estados Unidos. A pesquisa constatou que com a união desses dois fatores – café e exercícios –, o risco de a doença surgir em ratos diminui 62%. Além disso, fez regredir 85% o tumor já existente.Outras pesquisas feitas em territórios nacionais comprovam a eficiência do café na saúde. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Brasília (UnB), Instituto do Coração – Incor, entre outras, também encabeçam pesquisas que defendem o consumo do café. 

Esses estudos mostram que o café pode atuar também na prevenção do câncer de cólon e reto, doença de Parkinson e de Alzheimer, apatia e depressão, obesidade infantil, diabetes tipo II, cálculos biliares e câncer de fígado. Também aumenta o estado de vigília do cérebro e diminui a sonolência. As informações foram divulgadas pela ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Café).

Viu só? Café só faz bem. Então pode investir diariamente na bebida. 

Compartilhar: