Câncer é a doença urológica mais temida pelos homens, diz pesquisa

Câncer é a doença urológica mais temida pelos homens, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) com homens acima de 40 anos revela que o câncer é a doença urológica mais temida por eles (58%), seguida pela impotência sexual (37%). As informações são da Agência Brasil.

 

O estudo, feito pelo Instituto de Pesquisa IDEIA por meio de aplicativo mobile com homens acima de 40 anos de todas as regiões do país, também mostrou que apenas 32% dos entrevistados se consideram muito preocupados com a própria saúde e 46% só vão ao médico quando sentem alguma coisa diferente.

 

O receio do exame de toque retal, que é uma medida importante para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, ainda é grande, sendo apontado por 14% dos homens como algo que os incomoda.

 

A importância dos exames de rotina

A SBU recomenda que, mesmo sem apresentar sintomas, homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado para avaliação individualizada. Já os que integrarem o grupo de risco, como afrodescendentes ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata ou obesos, devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos.

 

A análise da próstata é feita pela dosagem do PSA, uma enzima com algumas características de marcador tumoral no sangue, juntamente com o exame de toque.

 

O tratamento do câncer de próstata

O tratamento do câncer de próstata varia conforme o estágio da doença, com as condições clínicas e o desejo do paciente. Entre as opções estão: cirurgia, radioterapia, vigilância ativa, hormonioterapia, quimioterapia e radiofármacos.

 

Prevenção

Além dos exames de rotina, existem outras medidas que os homens podem tomar para prevenir doenças urológicas, como:

 

- Parar de fumar
- Ter uma alimentação saudável
- Fazer atividade física regular
- Evitar a obesidade

 

A pesquisa da SBU mostra que ainda há muito a ser feito para conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde. É importante que eles busquem informações sobre as doenças urológicas e que não deixem de fazer os exames de rotina, mesmo que não estejam sentindo nada.

 

>> As informações contidas neste post não são um substituto para o aconselhamento médico profissional. Se você estiver com algum problema de saúde, procure um médico.
 
Você pode falar comigo enviando e-mail para [email protected] ou pelo Instagram @angelodavanco

Compartilhar: