CASACOR São Paulo 2018 é "Casa Viva"

CASACOR São Paulo 2018 é "Casa Viva"

“Quanto mais a tecnologia rege nossa vida cotidiana, estabelecendo novas dimensões de tempo e espaço, mais desejamos nos conectar à natureza. Esse movimento, batizado de biofilia, deu o tom da CASACOR 2018.” Com essas palavras, Livia Pedreira, diretora da CASACOR, apresentou o anuário da 32ª edição da mostra em São Paulo, com o tema “Casa Viva”.

Casa Terra, por Paola Ribeiro. Foto: MCA Studio / CASACOR

Este ano, 132 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas, assinam os 81 ambientes decorados (casas, apartamentos, lofts, estúdios, lounges, espaços de convívio, banheiros, coworking e restaurantes),

Por toda a mostra, plantas, árvores e outros elementos do paisagismo estão distribuídos de diferentes formas entre os espaços internos e externos.

Casa do Escritor, por Jóia Bergamo. Foto: Felipe Araújo / CASACOR

Casa Cosentino, por Débora Aguiar. Foto: Rafael Renzo / CASACOR

O tema “Casa Viva” ressalta a integração harmoniosa entre homem e natureza e propõe a reflexão sobre um elemento fundamental à nossa existência e cada vez mais ameaçado na contemporaneidade: a água.

Para comemorar os 25 anos de parceria entre Deca e CASACOR, o arquiteto pernambucano Tenório faz uma ode à água em seu suntuoso projeto “A Cisterna de Deca”.

A Cisterna de Deca, por Tenório Studio. Foto: Evelyn Muller / CASACOR

A proposta era transformar a galeria original do Jockey Club em um enorme reservatório que incluiria hall da cascata e sala de banho. O resultado foi grandioso.

A Cisterna de Deca, por Tenório Studio. Foto: Felipe Araújo / CASACOR

A madeira aparente (ou o mdf amadeirado, com diversos acabamentos) também é a maior aposta para os painéis, brises, biombos, móveis planejados e mobiliário em geral. A madeira traz frescor e aconchego aos ambientes e reforça a proposta da integração com elementos naturais.

Le Riad Bontempo, por Roberto Migotto. Foto: Marco Antonio / CASACOR

Refúgio Urbano, por Marina Linhares. Foto: Rômulo Fialdini / CASACOR

A grande estrela da mostra ficou a cargo (merecido) do arquiteto Arthur Casas. É a Syshaus, uma nova forma de pensar e conceber residências de alto padrão, com sistemas construtivos inovadores, sem utilização de água, sem geração de resíduos e - pasmem - erguida em 28 dias.

Syshaus, por Arthur Casas. Foto: Felippo Bamberghi / CASACOR

“A Syshaus reinventa o conceito de casa, transformando-a em uma peça de design, que pode ser adquirida pelo morador da mesma forma que se adquire um móvel ou um adereço” afirma Arthur Casas.

Syshaus, por Arthur Casas. Foto: Felippo Bamberghi / CASACOR

Syshaus, por Arthur Casas. Foto: Felippo Bamberghi / CASACOR

Corre que ainda dá tempo! A CASACOR São Paulo 2018 fica aberta ao público até dia 29 de julho, no Jockey Club de São Paulo (Avenida Lineu de Paula Machado, 875, Cidade Jardim, São Paulo/SP).

Maiores informações: https://casacor.abril.com.br/mostras/sao-paulo/

 

Compartilhar: