Coworking: a febre corporativa que promete aumentar sua interatividade e sua eficiência.

Coworking: a febre corporativa que promete aumentar sua interatividade e sua eficiência.

O conceito de escritório compartilhado, ou coworking, surgiu nos Estados Unidos em 2005 e chegou no Brasil em 2007.

O Censo Coworking Brasil 2018, apontou que esse tipo de serviço já chegou a todos os 26 estados brasileiros e ao Distrito Federal, somando mais de 1.000 que, juntas, atendem a quase 215 mil pessoas.

Não é pra menos. O novo formato de trabalho traz uma lista de vantagens: preços vantajosos, estrutura consolidada (internet, impressora, recepcionistas, etc.), atendimento 24h/dia 7 dias/semana, espaços compartilhados que estimulam a interatividade, propiciando o enlace de novas parcerias, a troca de ideias e de experiências, melhorando as vivências sociais e maximizando a eficiência e a produtividade no trabalho.

O conceito arquitetônico dos coworkings deve então atender à demanda de versatilidade e funcionalidade para criar espaços despojados, democráticos e multiuso.

Soul Café Coworking, Araraquara.

Normalmente implantados em espaços amplos, os coworkings possuem estações de trabalho compartilhadas, salas de reuniões, salas de videoconferências, salas de treinamentos, mini auditórios e banheiros.

Todos os espaços devem atender às exigências de acessibilidade e o local escolhido deve prever quantidade suficiente de vagas de estacionamento de veículos e bike parking.

Outra dica interessante é criar espaços de descompressão. Na era tecnológica, é fundamental entender que o ser humano não é uma máquina e precisa de momentos de descontração e descanso. Salas de jogos, espaços de contemplação e cafeterias são cada vez mais comuns nos coworkings.

WeWork, São Paulo

Além da criatividade e da originalidade, algumas ferramentas técnicas podem ser adotadas para tornar o proejt odos coworkings ainda mais adequados ao convívio e à produtividade. Uma delas é a escolha correta das cores na decoração.

O amarelo induz ao otimismo e incita o pensamento criativo.

Co.w Coworking, São Paulo. 

O laranja estimula o convívio harmonioso, eleva a disposição e a vitalidade.

O verde simboliza o bem estar, o equilíbrio e a serenidade. Em ambientes corporativos o ideal é pontuá-lo com o paisagismo, dando a dose necessária de aconchego proporcionado pelas plantas.

Regus, São Paulo.

Curtiu? Então se permita vivenciar essa nova experiência!

Compartilhar: