Expor Revestir 2018: confira os principais lançamentos e novidades no setor.

Expor Revestir 2018: confira os principais lançamentos e novidades no setor.

Conhecida como a Fashion Week da Arquitetura e Construção, ocorreu em São Paulo, entre os dias 13 e 16 deste mês a Expo Revestir 2018.

Com cerca de 40 mil m², distribuídos em sete pavilhões, a mostra apresentou os lançamentos de mais de 250 marcas nos segmentos de cerâmicas, louças sanitárias, metais para cozinha e banheiro, além de rochas ornamentais, mosaicos, madeiras, laminados, cimentícios e vítreos.

Esse ano, fabricantes e designers de produtos superaram o compromisso com a inovação e buscaram despertar emoção, encantamento e inspiração no público.

A Deca lançou seu misturador 3D: uma peça inteiramente vazada, com dutos internos minuciosamente projetados, por onde a água passa sem afetar a performance do produto.

A Docol apresentou a linha Mix and Match, assinada pela designer Baba Vaccaro. As torneiras estão disponíveis em quatro opções de tamanho de bica de mesa (pequeno, médio, grande e extra grande), além de uma versão de parede. A elas podem ser associados quatro possibilidades de acionamento: volante cilíndrico recartilhado, bastão joystick, sensor de presença ou toque, o que permite 20 possibilidades de composição e projeto.

Os metais dourados e acobreados marcaram presença em praticamente todas as marcas. O destaque ficou com a cuba dourada da linha Baia (cuja textura remete ao couro), assinada por Giorgio Armani, para a grife Armani by Roca.

Também da Roca são as cubas curvilíneas assinadas por Ruy Ohtake. Finíssimas, as peças são feitas com a tecnologia Fine Ceramic®, que utiliza 30% a menos de matéria-prima e garante resistência 40% superior às cerâmicas comuns.  

Dentre os revestimentos, mais uma vez os modelos 3D foram a grande sensação. A temática geométrica predominou, em branco, preto ou tons de cinza. O que variaram foram as texturas e as profundidades das volumetrias, que partiam de relevos muitos sutis até peças com degraus mais acentuados (e muito menos práticos, por acumularem poeira).

Os elementos vazados, ou cobogós, também marcaram presença. Os queridinhos da mostra foram o cobogó Leno, de Zanini de Zanine, que ganhou o prêmio Design Awards 2018 e o Cobogó Rizoma de Guto Requena para Manufatti.

Conhecido por seus processos digitais de criação, Guto Requena recorreu ao computador para simular o crescimento de um caule e dar forma a dois modelos de cobogó, disponíveis em 6 tonalidades diferentes que, juntos, geram infinitas composições.

A Portinari embarcou em uma viagem de retorno às suas origens e buscou inspiração na séria “Bailarinas de Carajás”, de Candido Portinari, para lançar sua linha de revestimentos triangulares.

Além disso, a Portinari ainda apostou nas cores vibrantes que marcam o trabalho do designer Alessandro Mendini para estrear a coleção Carmen. As peças em porcelanato de grande formato compõem uma espécie de mosaico lúdico, de tom festivo, em oito tonalidades e estarão expostas no Salão do Móvel de Milão 2018, que será realizado no próximo mês de abril, na Itália. Segundo a Portinari, esta será a única cerâmica brasileira presente neste que é o mais importante evento de design do mundo.

O porcelanato de grande formato chegou, enfim, às fábricas brasileiras. Até então, o revestimento só era encontrado por aqui via importação.

Biancogres e Portobello chegaram juntas na Expo Revestir com o lançamento em tamanhos de 120 x 120 cm e 80 x 160 cm.

A entrada no país barateia o produto, usado em bancadas, paredes e pisos. As peças maiores sofrem menos interferência de rejuntes e são as preferidas dos arquitetos e designers de interiores.

Entre as combinações propostas de revestimentos de piso e de parede imperaram as mais criativas, que misturavam texturas, volumetrias e cores, seguindo a tendência da decoração contemporânea.

No universo da cores, os tons terrosos, o azul cobalto, o verde oliva e o rosê transitaram pelas louças da Deca, a Coleção Viva!, da Duratex, e o MDF Innovus Coloured, da Arauco, entre outros.

A cultura oriental inspirou a linha Shou Sugi Ban , da Castelatto e os azulejos  da coleção Japão , apresentados pela Lurca.

Além dos lançamentos,  a arquitetura dos estandes deram um show a parte.

 

Compartilhar: