Loft: uma ótima alternativa para quem busca praticidade e conforto

Loft: uma ótima alternativa para quem busca praticidade e conforto

Foi na década de 60, no Soho, então um bairro industrial decadente de Nova York, que os amplos galpões desativados foram ressignificados e passaram a servir de moradia para jovens americanos que buscavam alternativas econômicas na cidade. Nos anos 70, quando a Prefeitura revitalizou o bairro, os chamados “lofts” caíram no gosto comum e até hoje encantam os admiradores do estilo urbano industrial.

Alguns preceitos definem o conceito original de loft: pé direito alto, ausência de divisórias internas (só no banheiro), ambientes integrados e normalmente em um nível só, planta livre da estrutura, grandes fachadas envidraçadas e estrutura (pilares e vigas) e tubulações (elétrica, hidráulica e ar condicionado) aparentes.

                        

                           Nos primeiros lofts, as paredes e pisos sequer tinham acabamento.

O adensamento das cidades distorceu um pouco esse conceito, que agora se aplica aos micro-apartamentos sem divisórias comercializados aos montes nos grandes centros urbanos. São os “lofts-inspireds”. A definição agrega valor ao imóvel, que chega a custar 20% mais caro que os apartamentos convencionais.

Não foi por acaso que muitos expositores da CASACOR São Paulo 2017 optaram por esse layout para demonstrar seu trabalho. O loft permite agregar quarto, sala de estar (quando há), cozinha e banheiro nos espaços mais compactos e, nesse ano, inspirou, nada menos, que 8 ambientes da mostra.

  

Loft Estúdio +55. Triart Arquitetura. CASACOR São Paulo 2017. Foto: Renato Navarro

Definir o estilo de decoração a ser seguido e procurar replicá-lo em todos os ambientes é a dica para manter a unidade, já que os espaços são todos integrados.

Elementos como biombos, painéis, portas pantográficas, estantes, balcões e tapetes mantém a amplitude e ajudam a delimitar os espaços e organizar a circulação.

O mobiliário também é peça chave na montagem dos espaços: um sofá estrategicamente posicionado define uma sala de estar, enquanto uma mesa próxima à bancada da cozinha delimita a sala de jantar.

Os móveis planejados conferem múltiplos usos às peças: bancos podem ser baús, armários podem esconder equipamentos como máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça, tanque, etc, afinal, em ambientes compactos e/ou integrados a organização deve imperar.

O uso de espelhos também é um recurso para ampliar o ambiente.

                    

                      Loft em São Paulo. Projeto: Fabiana Silveira e Patricia Palma, do SP Estúdio.

Fato é que, seja construído ou adaptado para essa finalidade, em um loft, planejar os espaços, a distribuição do mobiliário, a iluminação e os adereços é fundamental para que o mesmo seja funcional, organizado e bonito. Por isso, contrate um arquiteto de interiores!

Compartilhar: