Luz: branca ou amarela?

Luz: branca ou amarela?

Há alguns anos atrás, escolher uma lâmpada era tarefa simples. Os modelos não variavam muito e as lâmpadas eram apenas incandescentes ou fluorescentes.

Hoje, as lâmpadas incandescentes foram substituídas por versões que consomem menos energia e têm maior durabilidade. Até aí, tudo ótimo. A grande questão agora é: luz branca ou luz amarela?

A cor da luz tem influência direta no nosso estado emocional e pode ser uma grande aliada (ou vilã) quando o assunto é conforto e bem estar.

A luz branca, ou luz fria, é estimulante e deixa o ambiente com uma atmosfera de concentração e foco.  Por isso é indicada para consultórios, hospitais, salas de aula, salas de reunião, indústrias e para os ambientes residenciais operacionais (cozinha, lavanderia, escritório).

Já a luz amarela, ou luz quente, dá sensação de aconchego e conforto, criando um clima de relaxamento e descanso. Ela é ideal para ambientes de convívio como salas, varandas gourmets e áreas de estar e, para ambientes intimistas, como quartos.

Outro fator a ser considerado é o Índice de Reprodução de Cor, ou IRC. Esse índice varia de 0 a 100%, sendo que, quanto mais próximo de 100%, maior a fidelidade na percepção das cores dos objetos.

Iluminações específicas como a de restaurantes e supermercados (onde os alimentos devem ter uma cor viva e atraente), salas de maquiagem, ateliês de costura, lojas de roupas e sapatos, lojas de decoração, entre outras, devem atentar para um bom Índice de Reprodução de Cor. Essa informação encontra-se nas embalagens das lâmpadas.

Com todas essas ferramentas em mãos, agora é só escolher: amarela ou branca?

Compartilhar: