O melhor da Expo Revestir 2020 - Post 01

O melhor da Expo Revestir 2020 - Post 01

A Expo Revestir 2020, maior feira do segmento de acabamentos da América Latina aconteceu no Transamérica Expo Center em São Paulo entre os dias 10 a 13 de março.

Esse ano fiz a escolha consciente de não comparecer ao evento para evitar aglomerações. Mas acompanhei de perto todas as publicações a respeito e dividirei em dois posts os principais lançamentos e apostas para o ano de 2020.

COBOGÓ

A sutil assimetria e o detalhe do plano inclinado foram o ponto alto do Cobogó Boomerang, assinado por Larissa Maffra, para Munó.

“A mesma curva em dois diferentes tamanhos, um traço simples e por isso tão arrojado. Um cobogó sem frente e verso definidos, e com diversas possibilidades”. Esse é o Cobogó Arco, de Rodrigo Ohtake, para Solarium.

BRICKS

A arquitetura contemporânea aprendeu a valorizar a imperfeição dos tijolinhos ingleses, e sua beleza irreverente. Os chamados bricks voltam com tudo em 2020.

A linha Palette rompe as barreiras dos tradicionais tons terrosos da Castelatto e traz um colorido vivo para o concreto arquitetônico. Disponível em 3 tamanhos de réguas, é perfeita para atender desde projetos monocromáticos até os mais coloridos e instigantes. 

A Palazzo apresentou a linha Bricks de revestimentos cimentícios, com espessura extra fina, 7 opções de cores e acabamentos liso ou rústico.

DOCOL

O pavilhão Natureza Urbana, da Docol, propôs uma experiência multissensorial de aromas, sons, cores e microclimas por meio de uma imersão na natureza brasileira, em uma viagem geográfica por cada um dos biomas do país. Tudo isso para conectar o público à proposta de design dos novos produtos da marca.

São destaques da marca as cubas da Linha Concreta, assina por Angelo Bucci e o chuveiro Toró, de Marcelo Alvarenga. Com base de concreto contendo ranhuras para a vazão da água, o chuveiro Toró foi pensado para simplesmente “pousar” sobre a grama e começar a ser usado imediatamente — já que a água vem diretamente de uma mangueira de jardim conectada à base do chuveiro, o que dispensa qualquer instalação hidráulica específica.

 A Docol ainda se consagra no mercado como referência em inovação, ao criar a linha de torneiras hospitalares Blink Ozonio. O ozônio é um gás natural que, quando misturado à água, tem o poder de eliminar 99% das bactérias, o que torna ainda mais eficiente o processo de higienização das mãos no ambiente hospitalar.

CULTURA E VALOR AFETIVO

O Revestimento Adobe, da Castelatto, foi inspirado na técnica vernacular de mesmo nome, onde qual o barro (normalmente misturado com palha ou com outras fibras) é moldado artesanalmente em formas e posto para secar ao ar livre. Executado em concreto arquitetônico com fibra sintética, o revestimento Adobe pode ser aplicado em paredes internas e externas.

 O designer Pedro Franco, fundador da A Lot of Brasil, criou para a Portinari a linha Artesania, que celebra o artesanato afetivo por meio do delicado bordado brasileiro.

As estampas inspiradas no granilite, muito usado nas décadas de 40, 50 e 60, resgatam uma memória acrônica que ressurge na arquitetura e design de interiores em forma de contemporaneidade e sofisticação.

O mdf Cosmo, lançamento da Arauco, apresenta um padrão composto por formas e tons variados, estampado com fragmentos que representam rochas e minerais.

Também inspirada pelo granilite, a Tarkett lançou a linha iQ Surface, com seis opções diferentes de cor.

A Lepri apresentou os novos tijolinhos da coleção Terrazzo. Além do aspecto do granilite, os revestimentos são sustentáveis e feitos a partir de resíduos da própria fábrica.

Continua no post 02, na semana que vem. Até lá!

Compartilhar: