O universo maravilhoso e instigante das cores

O universo maravilhoso e instigante das cores

Costumo dizer que “de arquiteto e louco todo mundo tem um pouco”. Mas quando o assunto é cor, percebo que as pessoas preferem “não ousar para não errar”.

As cores trazem vida e personalidade ao projeto, mas também provocam sensações e influenciam no estado de espírito das pessoas.

Ter preferência por uma determinada cor é algo pessoal e um direito de todos. Isso não quer dizer que você possa utilizar sua cor preferida sem critérios e em qualquer ambiente da sua casa ou local de trabalho.

A cromoterapia acredita que cada cor desperta em nós uma emoção e atua em nosso corpo positiva ou negativamente. Com base nisso, ela define as características principais de cada cor e, nós arquitetos, lançamos mão dessas informações para adotar as cores adequadas para cada ambiente e propósito.

Outra fonte importante é o estudo de Goethe. Grande admirador de obras de arte e ferrenho estudioso das cores, Goethe criou um círculo simétrico, para defender sua visão na qual as principais características das cores são a simetria e a complementaridade. Neste círculo, as cores complementares localizam-se em posições diametralmente opostas. Seu livro “Teoria das Cores” foi publicado em 1810 e, até hoje, o Círculo Cromático de Goethe é ferramenta indispensável no mundo da decoração e da moda.

É fazendo uso dessa ferramenta que se definem as três combinações mais simples de cores: monocromática, análoga e complementar.  

                      

Círculo cromático de Goethe

MONOCROMÁTICA

A combinação monocromática é feita a partir da escolha de uma cor do círculo cromático e suas matizes, ou seja, adicionando branco ou preto a tonalidade original. Esse tipo de composição resulta em ambientes sóbrios e sofisticados.

               

Em um quarto de casal, uma composição monocromática em tons de verde acalma e favorece a saúde.

ANÁLOGA

A combinação análoga é feita a partir da escolha de uma cor do círculo cromático harmonizando-a com suas cores imediatamente vizinhas.

               

Em uma cozinha, podemos utilizar as cores quentes e também análogas: vermelho, laranja e amarelo. Elas são estimulantes, aumentam a frequência cardíaca e abrem o apetite!

COMPLEMENTAR

A combinação complementar consiste em escolher duas cores que sejam contrárias no círculo cromático.

               

Laranja e azul são cores complementares indicadas para ambiente de convívio, por estarem relacionadas à alegria e à harmonia, respectivamente.

E se, ainda assim, você preferir algo mais discreto, as candy colors estão em alta e estrapolaram os limites dos quartos de bebês. Com suas nuances mais suaves, elas permitem combinações mais livres e de baixo contraste.

               

Candy colors.

 

Compartilhar: