Persianas, cortinas e suas infinitas possibilidades

Persianas, cortinas e suas infinitas possibilidades

Foi-se o tempo em que cortinas e persianas eram adotadas estritamente para controlar a incidência de luz solar e garantir a privacidade de seus usuários.

Além de compor a decoração, em muitos casos, elas são indispensáveis.

Grandes marcas, como a Hunter Douglas e a Uniflex, revolucionaram o mercado desenvolvendo persianas e cortinas com propriedades não só estéticas e térmicas, mas também acústicas, lançando mão das mais variadas tecnologias, materiais e sistemas de acionamento.

A linha Duette®, a mais inovadora da Hunter Douglas, apresenta uma estrutura composta por colmeias que são capazes de controlar a entrada de luz (em diferentes graduações, desde a transparência total até o blackout) e de absorver o som, garantindo maior conforto acústico. As peças podem ser acionadas de baixo pra cima ou de cima para baixo, alternativa esta que garante a entrada de luz e ventilação sem comprometer a privacidade dos seus usuários.

Duette. Hunter Douglas.

A Uniflex tem opções de cortina de teto e cortinas para coberturas inclinadas, excelentes soluções para controlar a incidência de luz em coberturas de vidro como pergolados e clarabóias.

Persiana de teto. Uniflex.

Revolucionária é a linha Parametre®, da Hunter Douglas. Trata-se de uma persiana desenvolvida para ser utilizada como um elemento divisor de ambientes residenciais e comerciais, delimitador de áreas contínuas, ou como filtro de luz para aberturas e janelas.

 Parametre®, Hunter Douglas.

O diferencial nesse mercado tem sido a automação. Essa tecnologia controla não só o funcionamento das cortinas mas também dos pontos de iluminação, aparelhos de ar condicionado, câmeras de monitoramento, abertura e fechamento de portas e portões, acionamento de banheiras, ofurôs, projetores, Tv’s, entre outros.

Paulo Schwartzmann, representante da Hunter Douglas e proprietário da loja Espaço +, em Ribeirão Preto, afirma: “95% dos nossos clientes se interessam pela automação e essa tecnologia ganha cada vez mais espaço no mercado”.

Em geral, não existe uma regra para escolher o modelo ideal de cortina ou persiana para cada ambiente. É importante que ela dialogue com o estilo adotado na decoração e que atenda funcionalmente às necessidades do cliente.

As persianas do tipo Rolô são mais comumente usadas em cozinhas e banheiros, por apresentarem menos detalhes e não acumularem sujeira nem gordura. Mas elas também podem ser adotadas em quartos e salas com uma proposta minimalista.

Sala com cortina Rolô em composição com xale de voil em trilho suíço. Hunter Douglas.

Salas e quartos recebem também cortinas de tecido (um estilo mais clássico), cortinas romanas (nas decorações mais contemporâneas), painéis verticais ou persianas horizontais.

Painel Vertical. Hunter Douglas.

Persiana de Madeira. Uniflex.

Cortina Romana cinza em composição com xale de linho vede musgo. Hunter Douglas.

Materiais mais rústicos como o linho e a madeira, trazem aconchego. O bambu e a palhinha são ótimas opções para casas de campo ou de praia, onde a decoração é marcada pelo contato com a natureza.

                                               Cortina Romana de palha de bananeira com xale de gaze de linho.

Linha Vignete®, em linho rústico. Hunter Douglas.

Quanto às aplicações, as persianas horizontais, os painéis verticais, as rolôs e as romanas podem ficar embutidas no vão da esquadria (e, nesse caso, podem ser harmonizadas com xales de linho, voil, seda, etc.) ou podem ficar maior que o vão da esquadria, partindo da laje, escapando 10cm de cada lado, e descendo 20cm na barra (ou indo até o chão).

Já as cortinas de tecido são mais elegantes quando partem da laje (ou cortineiro) e ficam suspensa apenas 1cm do chão, o suficiente pra não arrastarem, não comprometendo o desenho das pregas.

Fique tranquilo! Independentemente de suas preferências pessoais, suas possibilidades financeiras ou necessidades reais do seu espaço, você certamente encontrará, em meio à infinidade de modelos disponíveis no mercado,  uma cortina ou persiana que te atenda.

Compartilhar: