A que vim

A que vim

Meu nome é Ariella de Paula, sou Arquiteta e Urbanista, formada há 11 anos na USP –EESC, casada e mãe de duas lindas meninas e, é com grande satisfação que passo a integrar o quadro de colunistas do blog da Revide.

Em meus posts vou explorar o universo encantador de expressões artísticas como design, decoração, arquitetura, pinturas e esculturas.

Decorar é projetar os espaços levando em consideração sua função e o efeito estético que se pretende produzir. O profissional da área tem a função de harmonizar a composição entre mobiliário, adereços, iluminação, acessórios, paisagismo, cores, texturas e acabamentos, adequando o projeto às necessidades, expectativas, gostos e à disponibilidade financeira do cliente. 

Estúdio do Nômade, Todos Arquitetura, Evelyn Muller, CASACOR São Paulo 2017.

Arte é, sobretudo, a ideia e a emoção transformadas em algo palpável, cujo sentido pode ser apreendido e admirado. Uma obra de arte é individual e única.

Design, por sua vez, é a uma atividade técnica de projeto e desenvolvimento de produtos que podem ser replicados.  Apesar disso, o design pode ser entendido como arte no sentido de também despertar sensações em seu observador e/ou usuário.

Aqui falaremos sobre móveis, itens de decoração, luminárias, tapetes, acabamentos, e tantos outros frutos do design que foram apropriados pela arquitetura e pela decoração.

Discorreremos sobre tendências – por mais efêmeras que elas possam parecer – e seus potenciais de se tornarem partes integrantes do nosso dia a dia.

Mostras, exposições e lançamentos serão retratados e terão seu merecido destaque.

E pra quem é fã do tema e mal pode esperar pelo meu próximo post, minha dica é ter em sua cabeceira o livro “Quando o design é genial”, editado por Gustavo Gili.

Nele, a autora Susie Hodge mostra a história por trás de objetos que fazem parte do nosso cotidiano, muito mais por funcionarem, do que por serem geniais (o título original em inglês é “When design really works”) como é o caso da garrafa de Coca-Cola ®, os tênis Converse All Stars e a guitarra Fender Stratocaster.

Entre os queridinhos da decoração o livro traz a Chaise Longue LC4, de Le Corbusier, a poltrona Red and Blue (que estampa a capa do livro), de Gerrit Rietveld,  a cadeira Ant, de Arne Jacobsen e tantas outras.  Inspire-se!

Chaise Longue LC4, Le Corbusier

 

Cadeira Ant, Arne Jacobsen.

Compartilhar: