Ribeirão Preto recebe a primeira edição da CASACOR e é "Casa Viva"

Ribeirão Preto recebe a primeira edição da CASACOR e é "Casa Viva"

A primeira edição da CASACOR Ribeirão Preto abriu suas portas ao público no último dia 22 de agosto explorando com excelência o tema “Casa Viva”.

Os 38 ambientes que compõem a mostra buscaram valorizar o convívio entre as pessoas e o prazer nas coisas simples - como cozinhar, assistir a um filme, contemplar um lindo jardim ou degustar um vinho – incorporados às mais novas e sustentáveis soluções.

“Temos uma casa que abraça os visitantes, pois uma das premissas desta edição é se desconectar da tecnologia e conviver nos espaços, trocar experiências”, diz Mauricio Siqueira, Diretor Executivo da CASACOR RIBEIRÃO.

Seguindo essa linha de pensamento, a “Casa do Bosque”, de Cacau Ribeiro, reúne elementos naturais como madeira, couro, fibras, pedras e rochas, além de muitas plantas, para criar um loft acolhedor. A música e o cheiro amadeirado do ambiente complementam o estímulo das sensações no espaço criado para desfrutar do simples da vida, sem perder o conforto e a sofisticação.

"Casa do Bosque", Cacau Ribeiro. Foto: Felipe Araújo / CASACOR.

A designer conta que “as árvores já existentes foram o ponto de partida para o nascimento da Casa do Bosque. A ideia foi trazer o verde para dentro da cabana e abusar da luz natural. A brasilidade ficou a cargo do mobiliário e das obras de arte assinadas por artista locais como Mariana Whately, Carla Benedini, Silvia Veludo, Maysa Pettes, entre outros."

"Casa do Bosque", Cacau Ribeiro. Foto: Felipe Araújo / CASACOR.

O “Lavabo do Ser”, de Luis Trentino, abordou a temática tão atual da não distinção de gêneros, propondo 2 unidades de banheiros unissex e mesclando tons de rosa e azul. O designer recriou o conceito de banheiro ao inserí-lo em uma caixa de vidro, elevando-o ao nível de uma obra de arte.

Os vidros receberam uma película transparente inteligente, que fica opaca quando a luz é acionada, permitindo o uso dos sanitários com privacidade.

"Lavabo do Ser", Trentino Estudio. Foto: Felipe Araújo / CASACOR.

Em muitos ambientes é possível reconhecer telas com a temática tribal, cocares indígenas, esculturas rudimentares, colares de conchas e sementes, máscaras, ferramentas de caça e cestarias. O estilo étnico tribal foi recorrente não por acaso. Além de muito abordado em 2018, ele ainda remonta à história da decoração original do casarão que sedia a mostra.

"Sala Terra Vermelha", Weiss Arquitetura e "Lavabo do Ser", Trentino Estudio. Fotos: Felipe Araújo / CASACOR.

"Oficina Mutante", Mariana Orsi e "Escritório da Arquiteta", Tatiana Castro. Fotos: Felipe Araújo / CASACOR.

Nos banheiros, predominaram as louças pretas, com todo seu requinte e suntuosidade.

"Espaço Gaia", Archid Arquitetura e Construção e "Lavabo", Eduardo Franco Correia. Fotos: Felipe Araújo / CASACOR.

Além de paredes e pisos os tetos também foram ricamente trabalhados com revestimentos, texturas, e lindos efeitos de iluminação.

"Home Theater da Família", Marina Zanatto, "Restaurante Toscana Arauco", Angela Dorascenzi e Monica Costa e "Sala Terra Vermelha", Weiss Arquitetura. Fotos: Felipe Araújo / CASACOR.

As luminárias também merecem destaque nessa mostra. Pendentes esculturais usados como luminária de canto, abajures e jogos de iluminação indireta transformaram a tarde chuvosa, que eu escolhi para visitar a casa, em um espetáculo de luzes.

"Escritório da Arquiteta", Tatiana Castro e "Sala da Suíte Master", Simone Pedreschi. Fotos: Felipe Araújo / CASACOR.

"Banheiro do Hóspede", Érica Marina. Fotos: Felipe Araújo / CASACOR.

O verde foi a aposta de muitos profissionais para aproximar o público da natureza.

"Nero Café", Hélio Ribeiro e Priscilla Marchetto. Foto: Felipe Araújo / CASACOR.

"Varanda Contemple o Belo", Sarita Ávila. Foto: Felipe Araújo / CASACOR.

"Jardim de Inverno", Adalberto Montagnani, Adriana Zein e Ana Paula Mendes. Foto: Felipe Araújo / CASACOR.

A CASACOR Ribeirão Preto recebe o público até dia 30 de setembro, na Rua Garibaldi, 2760, Alto da Boa Vista.  

 

Compartilhar: