Você já ouviu falar em liofilização?

Você já ouviu falar em liofilização?

Quem teve a oportunidade de visitar grandes mostras de decoração dos últimos meses certamente admirou lindas plantas sem nem imaginar que elas estivessem liofilizadas.

Campinas Decor 2017. Plantas liofilizadas na “Varanda da Família”, Christine Di Domenico e Gisele Gonçalves.

A liofilização também chamada de criodesidratação ou criosecagem, é um processo de desidratação em condições específicas de pressão e temperatura. A substância ou produto a ser liofilizado é primeiramente submetido à temperatura aproximada de -40°C. Depois segue para uma câmara de baixíssima pressão, que faz com que o gelo (estado sólido),  proveniente do congelamento, passe diretamente para o estado gasoso (sem passar pelo estado líquido), ou seja, a mudança de estado físico ocorre por sublimação. O índice de água extremamente reduzido inibe a ação dos micro-organismos e das enzimas que normalmente degradam o produto.

Historicamente, o primeiro produto liofilizado com sucesso, foi o vírus da raiva, em 1911. Hoje em dia, são rotineiramente liofilizadas substâncias como antibióticos, anticoagulantes, bactérias e vírus (usados para produzir vacinas), enzimas, hormônios, frações de sangue e leite materno. Mas é na indústria alimentícia que a liofilização tem mais força.

Os alimentos liofilizados já invadiram as prateleiras dos supermercados e vieram pra ficar. A liofilização conserva as propriedades nutricionais dos alimentos e aumenta sua durabilidade, sem que seja necessário adicionar conservantes.

A liofilização de plantas teve início com o desejo das noivas de eternizar seus buquês. A técnica foi então adequada à botânica e logo caiu no gosto de paisagistas e decoradores, sendo amplamente adotada principalmente em ambientes corporativos e em eventos de longa duração (como feiras e mostras) pois, uma vez liofilizadas, as plantas preservam suas características estéticas mas dispensam grandes cuidados. É como se estivessem mumificadas.

              

Outra grande vantagem da adoção das plantas liofilizadas é que não é necessário se preocupar com as condições climáticas exigidas pelas espécies, ou seja, uma planta indicada para pleno sol, ao ser liofilizada, pode ser usada em ambientes sombreados.

Jardim interno com espécies liofilizadas.

Mas atenção para os detalhes: as espécies liofilizadas não devem ser expostas á intempéries (sol, chuva, vento) e precisam de manutenções eventuais para limpeza das folhas e conservação de seu aspecto saudável. 

Tomados os devidos cuidados, seu jardim liofilizado pode durar anos. Aí é só contemplar!

 

 

 

Compartilhar: