Admirável mundo novo

Admirável mundo novo

Uma das coisas boas do jornalismo é poder contar a história de vidas de pessoas que conseguem mudar o seu entorno, o seu bairro, a sua cidade ou mesmo o mundo. Nestes tempos disruptivos em que tudo está por vir, está cada vez mais surpreendente encontrar histórias de jovens talentos que através da tecnologia estão mudando o mundo dos negócios. Esta semana participei de uma reunião com um grupo de jovens empreendedores que demonstraram como funcionam esses novos modelos de negócios. Se antes abrir um negócio e esperar em torno de cinco anos para buscar algum resultado, hoje o tempo pode ser de alguns meses para mudar completamente a rota da primeira ideia. 

Inovação, tecnologia, criatividade são as palavras do momento. Nada pode dar errado, o que pode ser feito é a mudança de rota. Saí da reunião como se tivesse uma maratona a percorrer para compreender esses novos modelos de negócios. Estou no mercado há 35 anos acompanhando o dia a dia do mundo empresarial da cidade e região. A única certeza que tive ao final desse encontro é que sempre uma boa iniciativa precisa de pessoas comprometidas com o novo, com o que ainda não foi criado. Quando se fala que as novas profissões ainda não foram criadas eu acredito muito nisso. Ainda tem muito a ser feito. Constatar isso alimentou a minha esperança de um futuro de novos postos para quem está procurando uma atividade longe daqueles modelos tradicionais que ainda podem segurar o futuro. 

As habilidades necessárias para enfrentar esse novo universo do trabalho é que a pessoa tenha um enorme interesse no que ainda não foi criado e muita vontade de aprender. E isso vale para todas as idades para quem quiser enfrentar esse admirável mundo novo. Com certeza, logo teremos muitas boas histórias nas páginas da revista que mostrarão o que está sendo gestado nestas empresas por esses jovens que certamente poderão mudar a história da nossa cidade. 

Compartilhar: