Cidade mais iluminada

Cidade mais iluminada

Não sei se é uma regra geral, mas posso afirmar que, para mim, cada novo desafio assumido, por mais complexo que pareça, representa uma oportunidade para encontrar também novos caminhos. Foi com esse espírito que, há pouco mais de um ano, assumi a Secretaria da Infraestrutura e o fechamento deste primeiro ciclo tem me levado a refletir muito sobre a experiência. Ainda há muito o que fazer. Entendo que seja natural que o olhar que vem de fora esteja mais afinado com as demandas que ainda compõem a lista de espera. No entanto, acho importante salientar o que foi possível progredir e, dessa forma, renovar as forças e recarregar as baterias.

Nesse rol, certamente está o projeto Ribeirão Mais Iluminada, que propôs a troca de de lâmpadas em locais públicos, assim como braços de iluminação, melhorando a iluminação pública. Tendo sido lançada em fevereiro deste ano, a troca foi iniciada em abril e cumpriu seu primeiro objetivo: cumpriu um terço da meta estipulada para os três anos de trabalho propostos. Até agora, a Infraestrutura, em parceria com a CPFL, já efetuou a troca de mais de 11 mil lâmpadas, sendo que mais 3.800 substituições estão em andamento. Até o fim de 2014, a iniciativa terá substituído mais de 15 mil lâmpadas. Ao final, 44 mil, das cerca de 68 mil lâmpadas do município, terão sido substituídas.

Entre os principais bairros atendidos pelo projeto até aqui estão Parque Ribeirão Preto, Jardim Marchesi, Adão do Carmo Leonel, Vila Guiomar, Jardim Maria Goretti, Jardim Piratininga e Vila Virgínia. Além desses, considerados prioridade número 1, foram beneficiados Vila Tibério, Vila Monte Alegre, Sumarezinho, Vila Maria Luiza, Vila Amélia, Vila Albertina, Ipiranga, Altos do Ipiranga, Jardim Itaú e Jardim Paiva.

Diante disso, fica claro que o Ribeirão Mais Iluminada foi concebido para promover, além de conforto aos moradores, principalmente nas periferias, mais segurança. Ainda não há dados oficiais sobre o impacto direto do projeto nesta área, mas o discurso de alguns moradores, colhidos desde o início da implantação, já sugere benefícios positivos. Diversos especialistas em Segurança pública já afirmaram que, sim, a iluminação pública, ou a falta dela, está intimamente relacionada aos índices de violência.

As trocas já realizadas demandaram investimentos de mais de R$ 9 milhões, por meio dos quais foram realizadas as instalações de 434 postes e 524 braços em locais onde não havia iluminação pública, em todos os cantos da cidade. O orçamento total do projeto é de R$ 30 milhões, recurso proveniente do próprio munícipe, através da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). A taxa é paga junto com a conta de luz por quem consume mais de 50 watts mensais e foi definida, justamente, para a realização de melhorias na estrutura.

Mais uma vez, volto a dizer que a persistência, aliada ao envolvimento de todos os pilares da sociedade — administração pública, sociedade civil e iniciativa privada — é capaz de realizar verdadeiras transformações. Em tempo: a repetição daquilo que é verdade dentro de nós funciona, desde os meus tempos de escola, como ferramenta de aprendizagem e de construção de conhecimento.

Compartilhar: