Confiança e credibilidade

Confiança e credibilidade

Se eu fosse uma palavra, teria nascido “persistência”. É esse o sentimento que me rege em uma trajetória de mais de 30 anos à frente de um veículo de comunicação, vivenciando, entre altos e baixos, as transformações e modernizações de um setor tão fundamental na convivência humana.

Tenho para mim que há certo prestígio nas páginas impressas que ainda não foi conquistado pelo mundo on-line. É um sentimento de credibilidade pelo acesso a um conteúdo palpável, que você sente com as mãos e que, de certa forma, verte uma sensação de durabilidade. Parece que, impressa, a informação dura mais ou é mais lembrada. Acredito que as páginas transmitem uma confiança que até agora não alcançamos na vida digital.

Depois de um período nebuloso em que as empresas de comunicação passaram a investir desesperadamente em plataformas virtuais, parece que a marcha da inovação foi reduzida e novas estratégias, que aliam o impresso ao digital, passaram a ser pensadas como alternativa ao público – que, por sinal, também não disse claramente que está disposto a se mudar de mala e cuia para a internet.

O Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro, é um exemplo. Depois de oito anos sem edição impressa, voltou a circular em fevereiro deste ano, com um plano de negócios que prevê, como prioridade, a venda em bancas, e não faturamento a partir de publicidade ou assinatura. É a retomada de um veículo tradicional da cidade que quer reaparecer para os leitores após investida virtual.

A revista Época, ao estrear novo projeto gráfico e editorial neste mês de março, reafirmou o compromisso com o jornalismo em texto de apresentação. Entre as mudanças, reportagens mais extensas na versão impressa, “contando histórias que importam”, segundo eles, e aliando a revista a outras plataformas digitais, oferecendo uma pluralidade de negócios.

Apostar em novidades e na interação entre diferentes canais de comunicação sem deixar de acreditar no importante e histórico papel do veículo impresso é o que temos feito na Revide. Embora estejamos investindo fortemente numa comunicação mais ágil e ativa com o Portal, a Revide semanal carrega consigo a confiança e a credibilidade de mais de 30 anos em nossa região. Um valor e um currículo que não podem ser desconsiderados ou menosprezados.

Pensando no conteúdo segmentado e customizado - que também é uma das propostas para oferecer mais alternativas aos leitores -, investimos na RD – Revide Decoração, RS – Revide Saúde e RM – Revide Moda, que atingem públicos específicos, interessados diretamente nos assuntos que encontrarão em cada revista. São produtos bem-sucedidos, a exemplo de tantas publicações nacionais, que focam em um nicho, um tema e oferecem ao leitor informações mais consistentes. 

Entre inúmeros imprevistos e dúvidas, reitero minha crença na mídia impressa e persisto segura de que é possível integrar vários canais de comunicação sem estabelecer prazo de validade para qualquer um deles. Enquanto houver criatividade na produção e interesse do leitor, certamente teremos bons produtos a oferecer. 

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