História de transformação

História de transformação

Para comemorar o aniversário de Ribeirão Preto, a Revide prepara um livro que destaca a história da cidade e as mudanças do município ao longo desses 162 anos desde sua fundação. Já editamos duas publicações com esse tema, uma em 1995 e outra no ano 2000. A última, portanto, foi escrita há 18 anos, e é impressionante a quantidade de mudanças que pudemos vivenciar durante esse tempo todo, sem perceber, diariamente, como tudo se transformava.

É quase como acompanhar o desenvolvimento de uma criança. Para os pais, fica difícil ver, dia a dia, o quanto o filho cresceu, seja em tamanho ou em amadurecimento. Mas, para quem vê a mesma criança em intervalos maiores, uma vez por ano, por exemplo, a diferença pode ser mais intensa e até impactante.

Talvez seja essa a maneira como nos relacionamos com a cidade. É difícil parar e refletir sobre as mudanças que presenciamos a cada minuto, no desenvolvimento de um município do porte de Ribeirão Preto. Pesquisando e relendo o que publicamos anos atrás, pude perceber mais intensamente e comparar a evolução dos tempos – seja ela positiva ou negativa.

Nosso objetivo com a nova publicação é resgatar as origens de Ribeirão Preto, principalmente em função do hiato diante do último livro que editamos. Em 18 anos, muita coisa pode mudar, mas, além disso, em todo esse tempo é possível construir uma vida diferente. Quem tinha 10 anos em 2000, por exemplo, hoje tem 28. Passou de criança a adulto e talvez não tenha tido contato com nosso livro anterior. Hoje, em uma fase diferente da vida, pode se interessar por aprofundar o conhecimento sobre a cidade em que vive, constrói planos e sonhos.

Abriremos a edição dando destaque à história e ao desenvolvimento da cidade. Em seguida, passaremos aos pontos históricos, que têm fundamental importância nas raízes e referências de Ribeirão Preto. Na sequência, abordaremos as áreas de destaque, com representatividade na economia e no progresso ribeirãopretano. No capítulo seguinte, a ideia é apresentar as empresas que fizeram história no município, com atividade longeva. Abordaremos, ainda, em outras partes do livro, o poder político, os homens e mulheres ilustres e encerraremos a publicação com retratos da cidade e de personalidades representativas.

Como sempre acreditei na educação como ferramenta transformadora da sociedade, o projeto do livro comemorativo de Ribeirão Preto me parece duplamente importante: primeiro, por se tornar um documento de relevância histórica. Segundo, por transmitir conhecimento e informação, dois grandes aliados na construção de um coletivo mais integrado ao ambiente em que vive. Nossos parceiros, que estão embarcando conosco nesse projeto diferente, certamente conseguem dimensionar o valor da iniciativa e a perenidade do que produziremos.

Sigo acreditando que a melhor maneira de fazer com que cidadãos contribuam com o ambiente em que vivem é fazer com que cada um deles se sinta parte desse lugar que habitam. Enquanto estivermos apartados da cidade, pouco podemos fazer para prosperar uma vida melhor dentro dela. Se a informação e a história puderem ajudar nessa transformação (e eu acredito profundamente que podem), a edição desse novo livro da Revide me deixará ainda mais feliz. 

Compartilhar: