Informação de qualidade tem valor
Já faz um tempo que começamos uma campanha na revista chamando o nosso leitor a incentivar o bom jornalismo. Em tempos de crise, as instituições também sofrem, a confiança pode ser afetada por inúmeros motivos. Pesquisas realizadas em outras épocas colocavam o jornalismo como uma das mais confiáveis. Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário sempre ficam na berlinda da falta de confiança da população. Os períodos de instabilidade são constantes na democracia e cada um desses atores busca encontrar mecanismos para permanecer confiável aos olhos atentos da população.
Eu sempre mantive a minha atenção aos princípios do jornalismo que tem algumas premissas básicas, como fiscalizar o poder público, buscar veicular notícias que sejam do interesse da população, abrir espaço para o contraditório, fazer contraponto às intolerâncias das redes sociais e revelar as fake news de maneira clara e objetiva.
Há um custo para produzir esse conteúdo, porque precisa de mão de obra qualificada. Essa tem sido a luta do jornalismo atual: como fazer isso com a diminuição dos recursos no mercado publicitário e com o agravante de termos poucos leitores dispostos a pagar por informação confiável. Estudiosos deste mercado buscam incessantemente respostas para resolver essa difícil equação.
Uma pesquisa realizada pela Folha de São Paulo, em setembro de 2021, apontava a queda de confiança do brasileiro nas diversas instituições do país. A imprensa tinha a desconfiança de 32% dos entrevistados. Nas redes sociais, a desconfiança é ainda maior, 53% não confiam nelas.
Por todas as mudanças que temos presenciado de maneira acentuada nos últimos anos em que vivemos no mundo virtual, é cada vez mais necessário termos em mente que realmente informação de qualidade tem muito valor e é por isso que acreditamos há 36 anos no nosso projeto de oferecer para ao leitor o que de mais importante o jornalismo pode produzir na nossa cidade.