Na era da infodemia

Na era da infodemia

A pandemia do novo coronavírus criou o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) chamou de infodemia: excesso de informações, algumas precisas e outras não, que tornam difícil encontrar fontes e orientações confiáveis quando necessário. A palavra infodemia se refere a um grande aumento no volume de informações associadas a um assunto específico, como a pandemia de Covid-19.

Numa situação como essa, passam a surgir rumores, desinformação e as fakes news, além de informações manipuladas com intenção duvidosa — e todos esses fenômenos são amplificados pelas redes sociais, multiplicando-se rapidamente.

Na era da infodemia e da desinformação, a ciência tem tido seu papel ainda mais relevante, como principal ferramenta de combate às notícias falsas e como fonte de informação de um conteúdo relevante e correto.

A Revide, semanalmente, tem buscado informações de procedência para levar aos leitores sobre todos os acontecimentos da região de Ribeirão Preto, mas, especialmente, com relação ao novo coronavírus. Em todas as edições, trazemos notícias checadas pela equipe de reportagem, que buscam ampliar o leque de conhecimento dos ribeirãopretanos. Particularmente, acredito no conhecimento como principal ferramenta de transformação social e é assim que buscamos contribuir com a evolução de Ribeirão Preto.

Para ampliar ainda mais esse papel, lançaremos uma edição especial, com um visual totalmente diferente, em comemoração aos 34 anos da Revide. A revista CiênciaRibeirão trará detalhes sobre a pandemia, mas irá muito além disso: apresentará pesquisadores da cidade que ficaram conhecidos no mundo, fará um panorama histórico da ciência, destacando os principais acontecimentos, e compartilhando iniciativas importantes de Ribeirão Preto, como startups do Supera Parque, o estudo do Zika vírus, o tratamento a queimaduras, entre muitas outras ações.

Será uma publicação inédita, que servirá como referência atual e também histórica da ciência ribeirãopretana, abordando temas de fundamental importância para a sociedade.

A maior arma contra a infodemia é o conhecimento e certamente nossos leitores estarão bem municiados com essa nova publicação. Será imperdível!

Compartilhar: