O meu mundo incompleto

O meu mundo incompleto

Tenho pensado muito sobre arrependimento e de como esse sentimento é gerador de sofrimento, se não for tratado como deve ser: estoicamente. É certo, o que foi feito e vivido não pode voltar no tempo, mas pode ajudar no tal do viés da confirmação. Temos sempre a tendência a repetir o que nos faz mal e os manuais de autoajuda estão cheios de regras para ensinar ou apontar caminhos de como fazer a coisa certa, como se isso fosse possível! Talvez uma maneira de compreender os motivos que nos levam a repetir ações que irão fatalmente nos levar ao arrependimento, para aquela tradicional pergunta: por que fiz isso de novo?

Uma possível resposta pode estar na Psicanálise. Sendo nós seres únicos, singulares e incompletos estamos sempre à procura de algo que nos complete: um amor, um trabalho, uma família e bons amigos. Nessa relação com o outro, reconhecemos a nossa essência e o nosso jeito de cometer os acertos e os erros na nossa história. Vamos constituindo um modelo de repetição que poderá nos dar a resposta do que está guardado no nosso mais profundo ser.

Esse processo de autoconhecimento parece ser o único caminho para entender o que esse modelo representa na nossa vida. Transformar uma angústia inibidora numa angústia propiciadora de uma nova maneira de agir diante desses arrependimentos do que foi vivenciado. Entender que no decorrer da nossa trajetória estaremos sempre errando, reconstruindo e nos refazendo e que aí está a graça da vida. Quem sabe seja possível trabalhar essas dificuldades neste mundo de incompletude. 

Compartilhar: