Para fazer a melhor escolha

Para fazer a melhor escolha

Talvez uma das mais importantes avaliações que o eleitor deva fazer sobre as propostas dos candidatos nas eleições esteja na possibilidade de viabilização de cada uma delas. Um plano de governo deve compreender projetos que podem ser realizados, e não sugerir ideias que esbarrem na legislação.

Durante os processos eleitorais, costumo acompanhar de perto o noticiário, as propagandas, os debates e as entrevistas. Em todas as eleições, presto a atenção nos discursos e nas propostas de cada candidato para poder fazer melhor minhas escolhas na urna. Em Ribeirão Preto, no dia 15 de novembro, vamos escolher um prefeito (ou prefeita) e 22 vereadores (ou vereadoras).

O que percebo é que em alguns casos existe certa dissociação entre as necessidades da cidade e as propostas do candidato. É preciso ter o mínimo de conhecimento sobre o funcionamento da máquina pública e o contexto atual para poder propor medidas que realmente façam a diferença na vida do cidadão e que ajudem a cidade a evoluir.

Entre o final 2013 e 2015, tive a oportunidade de atuar como secretária municipal em algumas pastas — Infraestrutura, Governo e Coordenadoria de Limpeza Urbana. O que essa oportunidade me mostrou foi que a necessidade de ter consciência sobre o amplo cenário que envolve um governo municipal.

A zeladoria, por exemplo, é fundamental. E não apenas em período de campanha eleitoral. Durante todo o mandato, ações como manter a qualidade do asfalto, cuidar da limpeza de canteiros, terrenos e vias, garantir o abastecimento de água e o acesso ao esgoto são medidas imprescindíveis e que realmente fazem a diferença na dignidade de quem vive no município.

Não adianta propor a construção de hospitais ou escolas sem saber realmente quantos profissionais serão necessários e o quanto essas contratações impactarão na folha de pagamento — sabendo que os gastos com funcionários na Prefeitura não podem passar de 52% do total de recursos do município.

O cenário precisa ser visto de modo amplo, com todas as nuances que existem em uma cidade do porte de Ribeirão Preto, com cerca de 700 mil habitantes que compartilham dificuldades e desafios diariamente.

É um momento importante para todos nós. Vamos escolher quem comandará a cidade pelos próximos quatro anos e os parlamentares que fiscalizarão e contribuirão com as mudanças necessárias.

Vale a pena acompanhar bem de perto as propostas, avaliar quais as melhores e definir para quem será o voto. Isso vale para este ano e para todos os outros em que também teremos de fazer escolhas. É sempre um dia que vale por todos os outros.

Compartilhar: