Por que Revide?

Por que Revide?

“Um homem não é para ser chicoteado, covardemente, miseravelmente, sem um revide, sem um gesto qualquer de vingança”. Viriato CorrêaFaz 32 anos que a Revide nasceu. Esta edição comemorativa celebra mais um aniversário da nossa publicação, que foi planejada em 1986, a partir do sonho de estudantes de jornalismo. Desde então, nessas três décadas, muitas coisas deram certo e outras tantas deram errado. O saldo, sem dúvida, é positivo: sobreviver por todo esse tempo em um mercado tão instável não é para qualquer um. 

 Tenho muito orgulho da história que construímos ao longo de nossa trajetória. Estivemos abertos às mudanças, às transformações e nos adaptamos às oscilações do mercado. Mudamos a periodicidade, criamos novos produtos e nos mexemos. Estamos, hoje, consolidados como a única revista semanal da região de Ribeirão Preto, com público fiel e grandes parceiros.

Difícil encontrar quem nunca tenha ouvido falar da Revide por essas bandas do interior do Estado. Modéstia à parte, nossa publicação conseguiu criar uma relação estreita com quem recebe a revista. A Revide se tornou familiar e não é apenas um veículo impresso. Criamos vínculos. Chegamos às casas dos nossos leitores desde o final da década de 80, quando muitos deles ainda eram crianças ou adolescentes. Hoje, adultos, ainda podem conviver com a nossa publicação, seja na versão impressa ou nas plataformas digitais. Crescemos e evoluímos junto de quem nos acompanha. Não tem sensação melhor do que essa: fazer daquilo que se gosta o ofício, compartilhando com quem está em volta.

 Com o passar desses anos, a Revide sofreu alterações na linha editorial e na proposta a que se dedica. Embora o estilo da publicação tenha mudado, algo sempre foi certo entre os meus ideais, que busquei manter a despeito de qualquer mutação: desde quando estudava Jornalismo, queria uma publicação diferente, que respeitasse os princípios da boa comunicação, independentemente do tema a ser abordado.

 Foi com essa ideia fixa na cabeça, de que não se pode criar um veículo de imprensa sem uma personalidade definida e que defenda alguns fundamentos, que surgiu o nome da nossa publicação. E, por mais que você estranhe a justificativa a seguir, tanto tempo depois do nascimento da revista, preciso confessar: muita gente me pergunta “por que Revide?”.
 A origem do nome está em destaque nesta página e, a partir desta edição, estará sempre presente em nosso expediente, bem nas primeiras páginas da revista. Decidi inserir o texto de maneira definitiva, mesmo aos 32 anos de vida da Revide, como forma de reiterar aos leitores nossas origens e o que nos move há três décadas. 

 O poema de Viriato Corrêa me inspirou a acreditar que ninguém pode aceitar ser maltratado sem ter o direito de responder, contestar ou revidar. É uma poesia que me encorajou a buscar uma resposta e contrapor o que é ruim e está posto: o mau jornalismo, as práticas ilícitas e a maldade, de maneira geral.

 É um texto que ecoa dentro de mim, todos os dias. Recupero, mentalmente, e busco me concentrar naquilo que realmente me faz estar aqui e fazer o que faço, diuturnamente. Tento manter viva a lembrança do que me trouxe até aqui e quais sonhos me moveram para que a Revide se tornasse o que é hoje. Acreditar naquilo que se faz é, fundamentalmente, o que nos permite prosperar.  Que venham mais anos de Revide - e de muito revide.  

Compartilhar: