Que sigamos arriscando

Que sigamos arriscando

Nos famosos tempos de crise, é muito comum parar para pensar apenas em coisas ruins. Falta de dinheiro, falta de estabilidade e falta de oportunidades. Tudo isso aparece na cabeça com um destaque maior, em negrito, itálico e sublinhado. Passamos a remoer apenas aquilo que não podemos mudar e esquecemos do que nos diz respeito.

É fácil dizer que não está fácil ganhar dinheiro no Brasil, manter as contas em dia e pensar no futuro. Refletindo sobre isso, também pensei sobre a quantidade de obstáculos que já consegui ultrapassar com a Revide, por exemplo.

Fato é que, apesar de todas as dificuldades no percurso, completamos 30 anos de história e trajetória. A maioria das empresas no Brasil, segundo pesquisas, fecha antes de completar cinco anos. Nós conseguimos criar um produto próspero e estabelecer um negócio que emprega 47 funcionários mesmo frente a tantos problemas.

Não é fácil empreender no Brasil. Altos impostos, legislação truncada e economia instável. Tudo isso faz com que a permanência de uma empresa seja um tanto tumultuada.

Em meus dias mais difíceis, é claro que o bom humor desaparece e o desânimo toma conta. Tenho feito — e recomendo — o exercício de pensar em tudo o que já foi feito, nas conquistas ao longo da jornada. Desta vez, refleti sobre os primeiros meses do ano, a hora de fazer um pequeno balanço.

Hoje, a Revide é responsável pela produção de uma revista semanal, três revistas segmentadas, publicações editoriais para empresas e um portal de notícias 24 horas no ar.

Quando lançamos a RD – Revide Decoração, há mais de um ano, não sabíamos como o mercado reagiria. Foi uma tentativa, por nossa conta e risco. Deu certo. Fecharemos o mês de abril com mais uma edição e um trabalho consolidado. Em seguida veio a RM – Revide Moda, que aborda comportamento e beleza com uma qualidade estética que muito me orgulha.

A RS – Revide Saúde, revista lançada no início deste ano, superou nossas expectativas. Também foi um produto em que apostamos, pela qualidade do conteúdo e por acreditar que Ribeirão Preto precisava de uma publicação voltada ao bem-estar, à saúde do corpo e da mente. Aumentamos, inclusive, a tiragem das edições para 15 mil exemplares, em razão da demanda dos leitores.

Paralelamente a esse trabalho, também tivemos a felicidade de participar de um projeto de outra empresa longeva de Ribeirão Preto, a Casa Affonso, com 79 anos de história. Neste mês, criamos e produzimos uma revista especial, prezando pelo conteúdo e pela estética da publicação. Particularmente, fiquei feliz com o resultado e esperançosa para que seja uma boa contribuição.

Em meio a tanta incerteza sobre a continuidade dos produtos impressos em razão do avanço das plataformas digitais, a Revide apresenta números dignos de comemoração nesses primeiros quatro meses de 2017: desde o início do ano, já foram 17 edições semanais, o que representa mais de 935 mil exemplares nas mãos dos leitores; publicamos uma RM com 128 páginas e 12 mil exemplares, uma RS com 136 páginas e 15 mil exemplares e fechamos o mês de abril com mais uma RD, que terá 126 páginas e 12 mil exemplares. Além disso, produzimos as 68 páginas da revista Casa Affonso.

Ao longo desses 30 anos, tivemos nossos altos e baixos, crescemos e aprendemos com os erros e hoje somos uma empresa respeitada na região. Posso afirmar que isso foi e tem sido possível graças a muita dedicação ao longo desse tempo. Mesmo em meio a tempestades, como a que o país enfrenta, é preciso respirar fundo e continuar remando. Buscar a superação a cada momento é o que poderá nos dar força para continuar no mar e vencer as adversidades.
A lição que aprendi nessas três décadas é de que precisamos, sempre, tentar, mesmo sem ter toda a certeza do resultado. Uma vez li: quem arrisca pode errar, quem não arrisca já errou. Que sigamos arriscando. 

Compartilhar: