Relevância

Relevância

Por causa da edição especial dos 35 anos, fiz várias reuniões com empresários e agências de publicidade para apresentar a revista especial que estamos preparando para comemorar a data do aniversário da Revide. Como disse em outra coluna, mostraremos nesta edição a disrupção no mundo dos negócios nesses últimos 10 anos e o acirramento provocado pela pandemia.

O que mais me surpreendeu positivamente nestas reuniões foi o apoio ao nosso projeto de manter a revista no papel. Eu acredito que, por mais digital que todos tenhamos sido obrigados a nos tornar, as pesquisas mostram que acontece uma maior retenção do conteúdo quando lemos uma revista ou um livro. A mensagem tem uma maior capacidade de chamar a atenção do leitor do que as redes sociais.

Não que eu seja contra estas novas plataformas. A revista também está nas redes sociais e acho importante participar de maneira assertiva e tentar ser o mais criativo possível, buscando o máximo de confluências em todas as mídias. Ter um tempo para manusear um conteúdo de qualidade, uma boa história, uma boa entrevista consegue nos conectar com mais intensidade com aquilo que estamos lendo. Ouvi de pessoas mais novas a relevância e a importância da continuidade desse trabalho.

Esse tipo de conversa me anima quando assistimos a um verdadeiro cemitério de veículos impressos no Brasil. Os números assustam quem trabalha com esse meio. É só avaliar o que significa uma capital como Curitiba não ter nenhum jornal diário impresso. Para as próximas gerações, essa será uma marca indelével na formação histórica destas pessoas. A história da cidade e das pessoas estará nas nuvens.

Tenho me debruçado nesta pesquisa de como fazer um veículo ter relevância na vida da cidade e das pessoas. Como fazer com que as pessoas se interessem pelo conteúdo de uma revista semanal, que chega gratuitamente nas suas casas. Nossa proposta é fazer com que o leitor entenda que oferecemos um olhar para que compreenda melhor o mundo em que está vivendo com todas as boas e más notícias que fazem parte da vida.

Não me canso de dizer que o bom jornalismo se impõe em uma sociedade que tenha a democracia como princípio básico. Uma imprensa livre é fundamental para a formação da cidadania. Estar informado sobre tudo o que acontece na sua cidade é a melhor maneira de um cidadão participar efetivamente do desenvolvimento do lugar em que vive. 

Compartilhar: