Renovação Constante

Renovação Constante

Quando a Revide foi lançada, em 1986, o mundo era outro, bem diferente. O país, com pouco mais de 130 milhões de habitantes, era presidido por José Sarney e o Plano Cruzado era aprovado em fevereiro daquele ano.

À época, Ribeirão Preto não tinha mais do que 400 mil habitantes — 300 mil a menos do que se estima hoje. E não preciso nem dizer o quanto a cidade era diferente: aquele período marcava o início da verticalização do Quadrilátero Central da cidade, hoje um espaço tombado e referência histórico-cultural do município, cercado por grandes prédios.

Muito mudou em Ribeirão Preto e a Revide acompanha, desde então, a história e o funcionamento da cidade. Posso afirmar que, desde então, o que mais tem nos intrigado não é a evolução do município, mas as transformações comportamentais dos leitores e de quem acompanha a revista há tanto tempo.

Há mais de 30 anos distribuída pela região, a Revide já se transformou algumas vezes: mudou a periodicidade, o conteúdo e o projeto gráfico. Ao longo desse período, os equipamentos e a logística mudaram. Poucos devem ter conhecido, por exemplo, os pestapistas, que eram os responsáveis por colar o texto em folhas quadriculadas. Naquela época, claro, não existia computador, nem tecnologia o suficiente para digitalizar a informação e enviar pela nuvem. Era tudo manual e requeria certo tempo para a produção. 

Hoje, a tecnologia transformou métodos e hábitos. Para além da discussão da origem, se primeiro veio o ovo ou a galinha, é certo que todos os profissionais, de todas as áreas, precisaram se readaptar. Na comunicação não foi — e não tem sido — diferente: renovar é palavra de ordem.

Atualmente, nosso maior foco na Revide tem sido a busca por ideias que rejuvenesçam as pautas e o projeto, a fim de encontrar novos leitores que queiram se informar sobre os principais assuntos da região de Ribeirão Preto. Para isso, temos uma equipe que procura, diariamente, conteúdos de relevância à região, ao mesmo tempo em que dá leveza e um viés diferente.

Toda essa caça por mudança e novos procedimentos é resultado dessa tal transformação que tem mudado o perfil dos leitores. Não é segredo que a efemeridade das redes sociais fez com que muita gente se dirigisse a leituras instantâneas, contentando-se com a manchete e não com o texto completo. Tornar-se mais atrativo, então, virou requisito fundamental, em um mar tão competitivo que é a web.

Nesse contexto, o Portal Revide tem se destacado. Só no primeiro trimestre do ano, já são mais de 2 milhões de visualizações de página, com média mensal de 300 mil internautas ativos, que se informam pela plataforma. Muito do que nos fez crescer nesse período também tem a ver com as inovações que dinamizam o conteúdo: notícias enviadas pelo WhatsApp, notificações pelo navegador, postagens de notícias nas redes e atenção total aos comentários e ao feedback que recebemos on-line.
 
Não existe uma receita para o sucesso, nem uma fórmula mágica — especialmente em pleno momento de mudança, como é o que estamos vivendo. O que temos feito, porém, é navegar na maré da mutação, sem esperar que a onda leve. Assim, tenho muita convicção, conseguiremos nos transformar junto de nossa cidade e de quem vive nela, continuando a construir a história de Ribeirão Preto com relevância e credibilidade. 

Imagem: lustração James Eads

Compartilhar: