Sensação de  missão cumprida

Sensação de missão cumprida

Em qualquer profissão, há sempre, e no mínimo, duas possibilidades: fazer o necessário para cumprir determinado papel de forma satisfatória ou ir além. Pensar maneiras de superar os limites do dia a dia e fazer mais é, para mim, um exercício diário, assim como procuro me cercar de pessoas dispostas a romper tais barreiras, abraçando sugestões, muitas vezes, desafiadoras.

Como fiz questão de destacar na semana passada, neste mesmo espaço, foi isso que aconteceu em outubro nos corredores da Revide, que se envolveu inteiramente na campanha Outubro Rosa, desenvolvendo matérias cheias de informação e encerrando este ciclo com uma bela e inspiradora exposição — que ainda pode ser visitada no Shopping Iguatemi até 8 de novembro. A repetição do assunto, neste caso, se faz necessária como forma de agradecimento.

Foram inúmeros os comentários positivos que ouvi na última semana, tanto pela iniciativa quanto pelo envolvimento de toda a minha equipe. A cada e-mail ou postagem nas redes sociais, uma certeza se solidificava um pouco mais: a sensação de missão cumprida. E foi exatamente isso que ficou de toda a experiência vivenciada nas últimas semanas.

Ouvi inúmeros comentários pela iniciativa  e pela participação da equipe.

Por parte das mulheres que participaram desse trabalho, ouvi comentários relacionados ao sentimento de libertação que a exposição do problema causou. Do público, vieram muitas manifestações de agradecimento pela coragem das envolvidas. Considerando tudo isso, fica a satisfação de ter feito, através do nosso trabalho, alguma diferença na vida dessas pessoas — o que, para mim, é uma das missões do jornalismo e da comunicação em geral —, especialmente daquelas que, sensibilizadas, vão passar a prestar mais atenção aos sinais do corpo e à agenda de prevenção ao câncer de mama.

Buscando, mais uma vez, meios de impactar positivamente na vida das pessoas, replicaremos a fórmula, agora, com foco nos homens. A virada do mês colocou sob os holofotes uma outra campanha, Novembro Azul, que estará em destaque nas páginas da Revide durante todo o mês. Aqui, a missão é contribuir para desmistificar a prevenção ao câncer de próstata, o que depende unicamente da realização de exames periódicos. A questão comumente é motivo de brincadeiras entre amigos, mas precisa ser levada a sério, uma vez que o diagnóstico precoce eleva para perto dos 100% as chances de cura.

Para quebrar paradigmas, nada melhor do que contar com a ajuda de quem já precisou enfrentar a doença e sabe que evitar seu avanço teria sido bem melhor. Imaginamos que o desafio, agora, torna-se ainda mais intenso, uma vez que está relacionado a preconceitos arraigados. No entanto, prefiro imaginar que eles serão tão surpreendentes quanto elas no que diz respeito à disponibilidade em servir de exemplo e de alerta a outros homens. Certamente, a sensação de dever cumprido será motivo de satisfação ainda maior depois de duas missões como essas ganharem forma e espaço.

Compartilhar: