Um livro imperdível

Um livro imperdível

Zygmunt Bauman, pensador polonês viveu até os 91 anos e foi um escritor prolífico. Foram mais de 50 obras em que pensou o mundo de maneira original. A expressão mundo líquido permeou todo o seu trabalho e se expressou de maneira definitiva no tipo de relação que hoje estabelecemos com os outros nesta pós-modernidade.

Estou atualmente lendo o livro “44 cartas do mundo líquido moderno”. Espantosa a riqueza das referências que o autor traz em cada um dos textos em que analisa o mundo. Ajudado por outros pensadores, ele constrói um pensamento claro e contundente sobre as relações modernas. Do mundo do consumo, do excesso de informações, de como filtrar notícias que importam do lixo inútil do mundo digital às enormes distensões sociais, Bauman apresenta uma observação mais pessimista do humano e das enormes dificuldades para se estabelecer relações mais fraternas sem deixar de oferecer também uma leitura ainda positiva e realista de mudanças possíveis. 

Um dos textos que mais me chamou atenção foi sobre as desigualdades sociais. Na carta 22 - Não digam que não foram avisados! – o autor afirma que estamos sentados sobre quatro bombas-relógios: a ecológica, a demográfica, a consumista e na observação dele, a mais funesta: a bomba-relógio da desigualdade.  O texto aponta a necessidade urgente de pensar como resolver esses problemas que nos assolam cotidianamente cada vez que saímos de nossa casa e circulamos pelas ruas das grandes cidades do mundo. Vale a leitura dessas 44 cartas que confirmam o pensamento deste autor que conseguiu com seus textos influenciar a sociologia, a filosofia e a psicologia moderna. O autor também pode nos ajudar a entender melhor este mundo pós-moderno em que vivemos.

Compartilhar: