
Um olho lá, o outro aqui
A política nacional tem roubado a atenção dos ribeirãopretanos. Não poderia ser diferente, diante da enxurrada de acontecimentos. Passamos a olhar para Brasília e fechamos os olhos para nossa cidade, principalmente nas últimas semanas. A Operação Lava Jato, a nomeação de Lula como ministro e o impeachment da presidente Dilma se tornaram assuntos recorrentes. Os protestos tomaram conta das ruas nas últimas semanas, contra e a favor do Governo Federal. Só se fala em escuta telefônica.
Fato é que quando voltamos nossa atenção para o País, esquecemos de olhar para os problemas de nossa cidade. É claro que temos de nos preocupar com o Brasil, afinal o cenário nacional influencia de forma direta, por exemplo, a economia de Ribeirão Preto. Mas e quanto à nossa realidade, nossos representantes, nossas dificuldades? Precisamos (re)abrir os olhos.
Por muitas vezes, a imprensa registra fatos que motivam a Prefeitura de Ribeirão Preto a corrigir um eventual erro. Esse é papel fundamental dos jornalistas e das reportagens. É preciso estar em lugares onde o leitor ou o internauta não está, e divulgar informações que normalmente, como cidadãos, não teríamos acesso. Assim se constrói uma comunicação de qualidade, propaga-se conteúdo e se compartilha conhecimento.
É importante também que esse conteúdo tenha utilidade pública. A Revide, pela revista impressa ou pelo portal de notícias, tem buscado destacar fatos importantes da política municipal, com o objetivo de promover o debate e a troca de ideias na sociedade. É fundamental a reflexão sobre temas que nos afetam diariamente. Seja a epidemia de dengue, a limpeza da cidade, os buracos nas ruas, a escassez de recursos ou a falta de transparência da administração pública.
E é justamente essa necessidade de transparência que me chamou a atenção durante o período em que estive no poder público. Entre tantos aprendizados durante quase dois anos como secretária municipal, o principal conhecimento que absorvi durante aquela experiência foi o quanto o funcionamento da máquina pública está distante da população. O quanto a sociedade está apartada dos grandes projetos da cidade. O distanciamento entre representante e representado compromete o diálogo e obscurece o governo.
Sabemos que o Legislativo é o poder responsável pela fiscalização dos atos do Executivo e, para isso, escolhemos nossos vereadores no pleito municipal. Hoje são 22 representantes na Câmara de Vereadores, com a função de serem a voz da população no poder público. Os vereadores precisam estar atentos às notícias apresentadas pela imprensa e levar adiante denúncias para tomar as providências necessárias — e esperadas pelos ribeirãopretanos.
O legislativo precisa utilizar as informações com inteligência, cumprindo o papel de fiscalizador, para o qual cada representante foi eleito. Além de uma imprensa combativa e cidadãos informados, precisamos de políticos dedicados. Temos de estar atentos ao que acontece em nosso País, mas também manter o foco em nossa cidade. Em outubro chegará a hora de escolher novos representantes municipais. Só conseguiremos acertar na escolha se estivermos com um olhar atento a Ribeirão Preto.