Uma mulher extraordinária

Uma mulher extraordinária

Todos os anos em março, rememoramos as enormes conquistas das mulheres nos últimos 50 anos. Como vivemos em tempos de liberdade, parece que fica meio extemporâneo entender o que foi para aquelas mulheres deste passado recente vivenciarem todas as dificuldades e lutas por querer ter uma profissão, por ter a necessidade de votar, de escolher o seu parceiro ou parceira de uma vida. Enfim, de fazer as suas próprias escolhas de vida.

Hoje, quando os temas atuais já são outros tão diferentes das lutas do passado: ainda continua valendo a famosa pergunta feita pelo pai da Psicanálise: afinal, o que querem as mulheres? Talvez essa seja a grande questão que ainda permeia a cabeça de muitos homens e mulheres também. O que está na ordem do desejo? Entender que obstáculos que parecem insuperáveis hoje, amanhã poderá não ter o mesmo peso e importância pode ser um bom método para observar melhor o momento presente. O que está muito perto fica difícil de ver com clareza.

Ler a história de mulheres nos ajuda a compreender melhor aquele tempo vivido e também pode nos servir de bússola para as nossas próprias vidas e escolhas. Muitas mulheres marcaram a minha vida de maneira indelével e aproveitar esse momento do lançamento de mais uma revista em que se comemora o dia dedicado a elas, edição que traz a história de vida de 24 mulheres da nossa cidade não poderia deixar de falar de Simone de Beauvoir que um século depois do seu nascimento continua inspirando. Conseguiu deixar um legado tão importante para ajudar a nos situar no mundo, de entender os obstáculos a que nos submetemos por tudo de estrutural da nossa cultura e do nosso tempo. Além de filósofa, romancista, ensaísta, memorialista, ela também foi uma figura de ação, engajada nas pautas mais progressistas do seu tempo. A extensa obra que deixou pode orientar qualquer mulher que queira compreender esse último século da nossa história mais recente. O modo como viveu, o seu pensamento influenciou o século XX de maneira decisiva de como a mulher passaria a ser vista e como ela seria entendida. É referência fundamental para a discussão teórica sobre o feminismo a partir de meados do século passado e ainda atual nos dias de hoje. Para compreender a luta do feminino é preciso antes de tudo ler toda obra de Simone de Beauvoir. Minha dica para comemorar de fato esse dia de luta e esperança por dias melhores.

Compartilhar: