Uma referência na saúde

Uma referência na saúde

Esta semana fui surpreendida com o convite do meu amigo jornalista Marcos de Assis para gravar um depoimento sobre a importância do Hospital das Clínicas que em junho faz aniversário. Em um primeiro momento, fiquei pensando o que poderia falar sobre uma instituição que considero uma das mais importantes da região de Ribeirão Preto e que a coloca em um lugar privilegiado no país quando o assunto é saúde pública. 

 


No ano em que a cidade comemora 166 anos, o HC completa 66 anos de uma história que fez a diferença na vida de muitas pessoas. Quando voltamos no tempo, no centenário da cidade, alguns homens e mulheres daquela época acreditaram que era o momento desta região abrigar um dos maiores hospitais da América Latina. Em junho de 1956, foi inaugurado o primeiro prédio do HC no centro da cidade, cedido pela Fundação Sinhá Junqueira. A primeira cirurgia foi feita em 11 de agosto daquele mesmo ano pela equipe do professor Ruy Ferreira Santos, um homem que também fez história na Medicina da cidade.

 


Quem vai ao Hospital das Clínicas pode ver nos rostos de milhares de pessoas que circulam diariamente por ali, angústias, dificuldades, inseguranças e também esperança para suportar o momento crítico que está vivendo. Quando refletimos sobre a importância de um hospital que tem números tão grandiosos não dá para deixar de pensar nos cerca de 6.500 profissionais entre médicos contratados e residentes, professores, alunos de graduação e pós-graduação e funcionários de diversos áreas de especialistas que lutam 24 horas para salvar vidas. Esses profissionais dedicam suas vidas para fazer com que o HC se tornasse o que um centro de excelência e de qualificação na área da saúde. 

 


Nesses dois últimos anos em que passamos por uma pandemia, o HC foi o respiro que a cidade e a região precisaram para literalmente vencer a crise que todos vivemos de maneira tão intensa. Torço para que cada vez mais o poder público continue investindo na melhoria dos serviços e dos profissionais que dedicam suas vidas para minorar o sofrimento daqueles que enfrentam algum tipo de enfermidade. Que eles continuem dando esperanças para aqueles que estão passando por momentos difíceis. Mesmo fragilizados esses pacientes acreditam nos profissionais que estão diariamente trabalhando para que os doentes retornem para suas famílias com a sua saúde restabelecida. 

Compartilhar: