Qual seu método de organização?

Qual seu método de organização?

É uma honra fazer parte do time de bloggers da Revide. 

Quero iniciar minha trajetória com uma série de posts sobre meu método preferido de organização, o Getting Things Done ou GTD. Esse método, criado por David Allen e publicado em mais de 28 idiomas, possibilita colocar ordem no caos e estar presente no agora. É um conjunto de hábitos que permite construir as novas habilidades mentais necessárias em uma época de multitarefa e sobrecarga. 

Quase todas as pessoas que encontro acham que têm coisas demais para administrar e que o tempo é insuficiente para dar conta de tudo. Um paradoxo emerge atualmente: as pessoas melhoraram sua qualidade de vida, mas ao mesmo tempo vêm aumentando seus níveis de stress ao assumirem mais tarefas do que seus sistemas de gerenciamento lhes permitem executar.

Hoje temos acesso à informação e clareza do que fazer com nossos recursos para  otimizar o tempo e atingir um estado mais elevado de desempenho, mas geralmente falhamos por não conseguir modificar ou incorporar hábitos de organização, foco e execução.

Sem a pretensão de encerrar os aspectos necessários para atingir a almejada produtividade ou esgotar o método GTD, nessa série de posts abordarei as atitudes fundamentais e os passos necessários para iniciar a jornada. Implementar essas técnicas e por fim torná-las hábitos, trará visível incremento na qualidade daquilo que você realiza e produz no seu dia a dia, seja no aspecto profissional ou no pessoal.  

Não espere algo revolucionário, pois o que você lerá nos próximos posts é totalmente baseado em senso comum, é uma abordagem simples daquilo que parece complexo.

Como há muito declarou Leonardo Da Vinci: “Simplicidade é a sofisticação plena.”

Acompanhe os posts e veja como é possível realizar um número impressionante de coisas e ainda atuar de forma produtiva, ter o pensamento claro e uma sensação positiva de sereno controle. Meu objetivo com essa série é compartilhar como estou conseguindo pairar acima das coisas em vez de ficar enterrado nelas.

Se tiver interesse, veja nesse vídeo uma breve explicação do método GTD por Lucas Volchetto.

No próximo post tratarei do marco zero do método GTD e veremos como juntar suas tralhas em poucos lugares.

O conteúdo dessa série de posts é inspirado em minhas experiências com o método Getting Things Done - GTD, de David Allen. Em setembro acontecerá em Ribeirão um treinamento prático intensivo com base nesse método. Veja aqui os detalhes.

 

 "Não trabalhe muito, trabalhe certo!"

um abraço do Bruno Andrade

Compartilhar: