45 anos de Helter Skelter

45 anos de Helter Skelter

Esta semana a música Helter Skelter completou 45 anos de gravação. Considerada a primeira canção de Hard Rock-Heavy Metal da história, a composição de Paul McCartney foi escrita após o baixista ler, no extinto periódico britânico de música “Melody Maker”, uma entrevista em que o guitarrista do The Who, Pete Townshend, dizia que a música “I can see for miles”, de 1967, era a canção mais suja e barulhenta que o The Who já havia feito.

Após ler a matéria, ouvir o single e, segundo alguns fãs, enfadar-se da crítica "especializada" - que insistia em dizer que os Beatles só gravavam músicas pop -, Paul tratou de escrever Helter Skelter, sua própria canção barulhenta. Já que não concordava que a música do The Who fosse tão barulhenta assim.

E, deu no que deu! [rs]

A letra
Helter skelter é o nome de um brinquedo britânico muito popular, que consiste em um tobogã em formato de espiral. No livro "Many Years From Now" de Barry Miles, Paul diz: "Eu usei o símbolo do brinquedo helter skelter como uma ida do topo para o fundo – a ascensão e queda do Império Romano – e esta era a queda, a decadência, a ida para o fundo. Você pode pensar que é um título bonitinho, mas é tido como referência, desde quando Manson* tomou como um hino, quanto às versões que as bandas punks faziam por ser um rock sujo."

Além disso, o termo Helter Skelter pode significar também confusão, algazarra, desorganização.

Gravações
As gravações foram feitas entre julho e setembro de 1968, mas os takes gravados no dia 9 de setembro serviram de base para a música lançada no White Album, no dia 22 de novembro daquele ano.

Ao final da música, é possível ouvir Ringo Starr gritando: - "I've got blisters on my fingers!" (ou "Eu estou com bolhas no dedos!"). O motivo: os takes, gravados de maneira incessante, com cada integrante tocando o mais forte e alto possível, deixaram os músicos cansados e, principalmente, o Ringo com bolhas nos dedos [rs]. Como os Beatles gostavam dessas “casualidades” em suas músicas, deixou a queixa do baterista do disco.

*Charles Manson é o fundador, mentor intelectual e líder de um grupo que cometeu vários assassinatos no final da década de 1970, tendo os Beatles como os quatro cavaleiros do apocalipse e Helter Skelter como uma mensagem. Loucura, né?

Ouça Helter Skelter:



Ouça I can see for miles, do The Who:

Compartilhar: