Feliz dia do Rock!

Feliz dia do Rock!


Instituiram o 13 de julho para ser eternizado como o Dia Internacional do Rock. A data foi escolhida por conta de um gigantesco evento, batizado Live Aid, que foi organizado por Bob Geldof.

Considerado o maior show de rock da terra, o Live Aid teve o intuito de arrecadar dinheiro para faminto e miseráveis da África. Desde então, a data é celebrada em todo o mundo como O dia Mundial do Rock!

De certa forma, para “comemorar” esta data, decidi fazer este post com um resumo tosco da história inicial. Que começa com o auge do blues,  a invenção e a popularização da guitarra elétrica.

...e fez-se o rock!
Falar da origem do rock é correr o risco de soar repetitivo, cansativo e confuso, eu sei. Mas, especialmente hoje, é preciso falar desse estilo que - costumo dizer -: Salvou a minha vida!

A história do rock, estima-se, teve início em meados da década de 1940. O estilo é filho do casamento de diversos gêneros musicais, predominantemente da música afro-americana, como o blues, o gospel, a folk music, country music, o jazz e o rhythm blues.

Eu, na verdade, acho que o Rock’n’roll tem muito mais a ver com atitude do que com a própria sonoridade em si. Tanto que, é difícil, para qualquer um, dizer o que foi, é, ou como surgiu o estilo.

Claro! Rock’n’roll não tem a ver com vestir couro, encher a cara com todos os tipos de drogas e sair por aí quebrando tudo – isso é um complemento desnecessário e opção de cada um. Posso citar roqueiro que só toma chá no backstage, mas nem por isso perdem a atitude.

K. Richards! Rock’n’roll, por exemplo, é você bater no seu produtor musical se ele der um palpite que não te agrade [rs] – como fez Keith Richards.

Richards, ao lado de Mick Jagger, representa bem os anos dourados do rock’n’roll e, tão velho quanto o próprio estilo, continua representando.

O guitarrista dos Stones veio de uma família de atitudes rock’n’roll. Mas, não musicalmente falando.

Filho único de um casal de operários, os avós de Keith eram socialistas e líderes na luta pelos direitos civis – tão reivindicados pelos negros na época. Quer mais rock’n’roll que isso?

Sei, caro leitor, que agora deve estar pensando que tudo o que disse até aqui é clichê. Também acho que seja. Na verdade decidi iniciar falando do Keith Richards, pois eu preciso iniciar o meu texto por algum ponto [rs] e, pra não me perder, decidi seguir, inicialmente, a trilha de um guitarrista com boas raízes roqueiras.

Muddy Waters pode ser considerado o "culpado" pela existência do Rock'n'RollUma das influências de Richards foi Muddy Waters (1913-1983), tanto que o nome The Rolling Stones, veio da música Rollin’ Stone, de 1950, também conhecida como “Catfish Blues”.

Considerado o pai do Chicago blues, Waters, por sua vez, foi influenciado por Son House. Que ensinou, ao então jovem Muddy, como tocar guitarra-slide com uma garrafa de vidro.

Acho interessante a maneira como as histórias dos criadores e fomentadores do rock se cruzaram em alguns momentos da história.

Veja: Son House, além de influenciar Waters, também foi uma importante influência para o lendário Robert Johnson. Este, por sua vez, serviu de influência para Led Zeppellin, White Stripes, Bob Dylan e Eric Clapton.

Como não sou de acreditar em coincidências, acho que, se Son House não tivesse influenciado Muddy Waters, talvez o rock, hoje, não existisse. Ou teria existido de forma completamente diferente. (Menos interessante, quem sabe?) Enfim! O pai do Chicago Blues influenciou ainda o deus da guitarra: Jimi Hendrix e, reza a lenda de que foi Muddy Water quem ajudou Chuck Berry a conseguir o seu primeiro contrato com a gravadora Chess Records - fábrica da cultura blues-rock de Chicago.

Chuck Berry (só) é considerado, hoje, o inventor do Rock’n’roll. Tal título deu-se pelo motivo de ter sido o músico quem conseguiu unir, com maestria, todos os elementos do Rock: os gêneros  blues, gospel, folk, country, jazz, R&B e, claro, muita atitude e o famoso “Duck walk”.

Chuck Berry: o pai do Rock!Berry criou um dos riffs mais famosos da história do rock em Johnny B. Goode e serviu de inspiração para importantes bandas inglesas como: The Beatles, Animals e The Rolling Stones - nesse ponto, caímos, de novo, nos Stones.

Bom! Sei que importantes representantes dos primórdios do estilo ficaram de fora, mas isso é inevitável, quando se trata de uma história tão vasta e rica como é a do rock. Além do mais, prometi a mim mesmo que tentaria, ao máximo, não ser chato ou repetitivo demais [rs].

Vou indicar alguns discos pra ouvir hoje! São os que eu acho importantes e essenciais para o rock. Caso eu tenha me esquecido de algum - óbvio que esqueci, mandem um comentário. ok?!

Feliz dia do Rock!

Ouça!

Robert Johnson - The Complete Recordings (Full Album) - 1936/37  

Son House - Field Recordings 1941 & 1942


Elvis Presley (ELVIS PRESLEY - 1956) full album


Atco Records - The Coasters - 1956- 1960

Buddy Holly & The Crickets - The Chirping Crickets – 1957 – Full Album

The Beatles - Please Please Me – 1963 – Full Album


The Beatles: Revolver – 1966 – Full Album
 
Nota¹: A discografia dos Beatles, na minha opinião, é a mais completa. Além dos vídeos acima, ouça "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967), e o "White Album" (1968).
Nota²: Em 1967 também foi lançado "Are You Experienced", álbum de estreia de Jimi Hendrix. Não consegui encontrá-lo para audição on-line, mas, ouça assim que possível! [rs].

The Doors - The Doors – 1967 - FULL ALBUM
 

Os Mutantes - 1968 - Os Mutantes
 

Muddy Waters – Eletric Mud – 1968 – Full Album
 

Grand Funk Railroad - Grand Funk (1970) Full Album


Led Zeppelin IV - 1971 - Full Album

Nota³: Sou muito fã do disco "Carlos, Erasmo", lançado em 1971Clique aqui e ouça o "Tremendão".

The Rolling Stones - Exile On Main St. – 1972 – FULL ALBUM
 

Nota: Em 1972, um trio batizado "Sá, Rodrix e Guarabyra" lançou o álbum "Passado, Presente e Futuro" e, no ano seguinte, lançou "Terra" (clique aqui para ouvir). Se ainda não conhece o trio, criador do "rock rural no Brasil.

Pink Floyd - The Dark Side of the Moon - 1973 - Full Album


Raul Seixas - Gita - 1974 (álbum completo)


Aerosmith - Rocks (Full Album) 1976


The Ramones – Ramones 1976 (Full Album)


The Clash - London Calling - 1979 (Full Album)
 

AC/DC - Back In Black (Full Album) 1980
 

Van Halen - 1984 - Full Album
 

Guns n’ Roses - Appetite for destruction - Full album - 1987
 

U2 – The Joshua Tree – 1987
 

Engenheiros do Hawaii – A Revolta dos Dândis – 1987
 

Legião Urbana - As Quatro Estações [1989]
 

Nirvana - Nevermind (1991)
 

Red Hot Chili Peppers - Blood Sugar Sex Magik – Full Album – 1991


Pearl Jam - Ten (Full Album) - 1991


Titãs - Titanomaquia (Full Album) - 1993


Oasis - Definitely Maybe (Full Album) - 1994
 

Green Day - "Dookie" – FULL ALBUM – 1994  

The Strokes – Is This It – Full Album – 2001


Kings Of Leon - Aha Shake Heartbreak – 2004 – Full Album


Los Hermanos – Ventura – 2003
 

Móveis Coloniais de Acajú – Idem – 2005


Arctic Monkeys – Favourite Worst Nightmare – 2007
 

The Black Keys – El Camino – 2011
 

Compartilhar: