Hendrix, 71 anos

Hendrix, 71 anos

Hendrix completaria 71 anos hojeHá 71 anos, no dia 27 de novembro de 1942, nascia em Seattle, no King County Hospital, Johnny Allen Hendrix – mais tarde rebatizado James Marshall Hendrix.

O guitarrista, que não sabia ler música, era autodidata e tinha ouvido absoluto. Das várias curiosidades sobre o “deus” da guitarra, consta o episódio em que o “Young Jimmy”, como era conhecido, quando ganhou sua primeira guitarra, correu para uma loja de instrumentos, dedilhou um violão e voltou pra casa para afinar sua guitarra no mesmo tom.

Até que ponto isso é verdade, não dá pra saber. O que se sabe é que, Jimi Hendrix, quando desembarcou no Reino Unido, onde ficou conhecido inicialmente, já despertou o interesse de muita gente.

Sem espaço nos Estados Unidos, Hendrix viajou para a terra da rainha e, ao lado de Chas Chandler, ex baterista do The Animals, uma espécie de produtor e amigo de Jimi na época, reuniu os músicos David "Noel" Redding, para o baixo, e John "Mitch" Mitchell para a bateria - nascia o The Jimi Hendrix Experience.

Foi Chas Candler, inclusive, que aconselhou Hendrix a criar músicas mais “pop’s” e compactas.

A verdade é que Hendrix botou medo em todo mundo no Reino Unido. Em dois episódios, Pete Townshend (The Who) – que ficou amigo de Jimmy – e também “embasbacado” com o som do guitarrista, ligou para Keith Richards, dos Stones, alegando não saber o que faria depois das apresentações de Jimmy Hendrix. Outra história de bastidores, é que Pete teria convidado Eric Clapton para assistir a um filme no cinema. E, durante a sessão, anunciou ao guitarrista: “Você conhece Jimmy Hendrix? Pois é, estamos sem emprego”.

Um presente que nunca foi dado
Eric Clapton, assim como muitos músicos da época, ficou encantado com o som que Hendrix fazia e acabou se tornando amigo íntimo do músico.

Hendrix, que era canhoto, nunca tocou com uma guitarra específica para sua condição. Então, Clapton decidiu fazer-lhe uma surpresa e lhe dar uma guitarra para canhoto e para a ocasião, convidou o amigo para um bar – onde lhe faria a surpresa. Mas, Hendrix não apareceu. Dias depois, Clapton soube que o amigo havia sido encontrado morto em seu apartamento.

Muitas histórias e curiosidades rodeiam este homem que revolucionou o rock 'n' roll e que hoje completaria 71 anos.

Compartilhar: