Nova Roupagem I

Nova Roupagem I

Se você, caro leitor, toca algum instrumento musical, como o violão, por exemplo, quando é solicitado por algum amigo para tocar uma música de algum compositor, o que você geralmente faz?

- Você a executa da maneira que a música foi gravada?
Ou: - Você toca da maneira que lhe convir. Fazendo assim a sua própria versão para tal música?

Eu, caro leitor, escolheria a segunda opção. Acho importante deixar sua identidade - com originalidade, mesmo a autoria da música não sendo sua. E é, exatamente sobre isso, que gostaria de falar com você neste post. Sobre músicas com nova "roupagem".

Vou apresentar algumas músicas com esta característica: com novas sonoridades. O mundo da música está cheio destes casos. Uma banda pode, em homenagem à outra, fazer uma versão para uma determinada música ou, talvez por não conseguir tocar igual à gravação original [rs], acabar tocando à sua própria maneira. O que, na maioria das vezes, eu acredito que seja mais interessante. Eu, particularmente, gosto muito.

Vamos aos casos
A canção “Leãozinho”, de Caetano Veloso, lançada em 1977, recebeu uma versão que chamou a atenção de muitos fãs do tropicalista, inclusive a minha, que nem sou tão fã assim do compositor.

Há algum tempo, a banda/orquestra Beirut, em homenagem ao cantor e em referência ao Brasil, gravou, durante uma sessão/show, a música Leãozinho – do disco Bicho.

Caetano Veloso - Leãozinho


Beirut - Leãozinho

Os mais assíduos criticaram o sotaque de Zach Condon (que vem do Novo México), mas, eu achei válida, tanto a versão como a homenagem.

Por outro lado, Caetano Veloso também se aventurou e fez uma versão para a clássica e enigmática Elanor Rigby, dos Beatles. Que, claro, não chega aos pés da versão original, mas merece ser mencionada.

The Beatles – Eleanor Rigby


Caetano - Eleanor Rigby


Mais Pesada
Uma versão que mudou um pouco o andamento da música original, mas não a sua essência, foi tocada, de maneira "mais pesada", pela cantora baiana Pitty, que regravou a soturna “Deus lhe Pague” (composta por Chico Buarque e lançada no álbum “Construção”, de 1971). A mesma canção também foi regravada e ganhou nova “roupagem” pela banda carioca O Rappa, que lançou a versão em 2003 no álbum “O silêncio que precede os esporro”.

Chico Buarque - Deus lhe Pague


Pitty - Deus lhe Pague


O Rappa - Deus lhe Pague


Menos pesada
Para finalizar o post desta semana, eu cito - para delírio dos metaleiros [rs], a versão "soft", do The Cardigans, para a música Iron Man, da dupla Ozzy Osbourne e Tony Iommy, do Black Sabbath.
Iron Man é de 1971, e foi lançada como single no álbum “Paranoid”

Black Sabbath - Iron Man


The Cardigans - Iron Man


Por existir uma infinidade de versões, não vou postar tudo de uma vez. Pois, mesmo se eu quisesse, não conseguiria. Dividirei o post, assim não fica tão cansativo.

Ah! Só esclarecendo. O post não tem o intuito de análise ou comparação das versões. Mas, pode deixar o seu comentário dando a sua opinião sobre elas.

Em breve, outras versões! 

 

Compartilhar: