Quando os Rolling Stones invadiram Matão

Quando os Rolling Stones invadiram Matão

Dia 18 de dezembro é aniversário de um dos grandes nomes da história do Rock: Keith Richards - guitarrista dos Rolling Stones, que completa 70 anos nesta quarta-feira.

Poderia fazer aqui um post sobre as várias histórias, verdadeiras ou não, que envolvem o guitarrista (como a de que ele teria misturado cocaína às cinzas de seu pai e cheirado). Mas, contar a passagem do guitarrista por uma cidade bem próxima de Ribeirão Preto, creio, seja bem mais interessante.

Visitantes ilustres
É muito difícil de acreditar que os Rolling Stones – ou pelo menos parte da banda – já passaram pelo interior paulista. Mas, sim. Eles estiveram por aqui. Mais especificamente em Matão – 90 quilômetros de Ribeirão Preto –, na Fazenda Boa Vista, então propriedade do banqueiro Walther Moreira Salles, amigo dos músicos. E lá permaneceram por duas semanas.


Em pleno regime militar, Tropicália e o mundo passando pela contestação da guerra do Vietnã, Mick Jagger e Keith Richards desembarcaram na pequena cidade. Segundo informações, a dupla veio para o Brasil fugindo de problemas com os pesados impostos progressivos, na época, 1969, estipulados pelo governo trabalhista de Harold Wilson. (O assunto até chegou a ser alvo de críticas dos Beatles. George Harrison compôs Taxman e lançou a música no álbum Revolver, de 1966).

Documentário relata visita dos Stones
A passagem meteórica de dois dos principais nomes da música universal em Matão gerou muitas histórias. Dentre elas: Jagger e Richards teriam composto Honky Tonk Woman na cidade. E a inspiração teria sido uma festa “junina” (fora de época).

O boato foi confirmado por alunos de jornalismo da Uniara – Centro Universitário de Araraquara, que produziram o Documentário “Aliens 69: quando os Rolling Stones invadiram Matão”. Matheus Carvalho, estudante de jornalismo e idealizador do projeto, ao lado de mais quatro colegas, peregrinaram atrás de informações sobre os visitantes ilustres. “Foi um pouco cansativo, mas prazeroso. Fomos ao Rio de Janeiro entrevistar o jornalista José Emiliano Rondeau e o biólogo e historiador do rock Nelio Rodrigues, autores do livro ‘Sexo, Drogas e Rolling Stones’ (Lançado em 2008, que retrata a visita da banda ao interior paulista)”, recorda Matheus.

Matheus destaca a composição de Honky Tonk Woman como o ápice do documentário. Pois, segundo ele, conseguiram detalhes da festa que antecederam à composição. “Foi uma festa Junina fora de época que fizeram para as crianças da Fazenda Boa Vista, uma colônia inglesa. Conseguimos falar com o sanfoneiro que estava na festa, e ele deu muitos detalhes de como eles se comportavam na festa”, revela.

Matheus lamenta apenas não ter conseguido falar com o personagem principal desta história: o Sr. Paulo Vizioli, hoje com 90 anos, que trabalhava como caseiro na fazenda durante a estadia da dupla. “Ele está com a saúde um pouco debilitada”, diz.

Aguardo pela liberação do documentário que, segundo Matheus, desvenda o motivo da vinda dos roqueiros. Conta como eles chegaram ao Brasil, o que eles fizeram antes de irem a Matão, como chegaram à cidade, o que fizeram por lá e como foram embora.

“O mais legal disso tudo foi relatar o orgulho que as pessoas sentem de terem participado desta história. Poder resgatar esse sentimento que estava nessas pessoas”, conclui.

Compartilhar: