Quarteto do mundo

Quarteto do mundo

Selton - Por Andrea Raso
Recentemente me deparei com uma banda um tanto curiosa. O quarteto Selton, de Porto Alegre, compõe músicas em Italiano, Inglês e Português - sendo que, na maioria das vezes, mesclam todas estas línguas em uma única canção.

Enquanto respondem gentilmente a mensagem que lhes enviei, a banda está em algum lugar da Itália, lançando o terceiro álbum - “Saudade”.

Ramiro Levy (voz, guitarra e ukelele), Ricardo Fischmann (voz, guitarra e sintetizador), Eduardo Stein Dechtiar (voz e baixo) e Daniel Plentz (voz, bateria e drum machine), encontraram-se em Barcelona e consolidaram o projeto sonoro em Milão, na Itália. Lá eles tocavam músicas italianas consagradas, com versões próprias, e muitas músicas em inglês, como The Beatles.

Como aconteceu?
Em intercâmbio na Europa, os músicos - que já se conheciam da época da escola em Porto Alegre -, se encontraram por acaso em Barcelona, juntaram-se como uma banda de rua para tocarem em parques da cidade. Neste período, em meados de 2006, já na Itália, o quarteto chamou a atenção de um produtor da MTV Italiana, que convenceu o grupo a gravar um disco em Milão.

Inspirados pelo compositor Enzo Jannacci, o Selton regravou canções tradicionais italianas numa estética mais roqueira e com letras em português. O trabalho foi lançado no álbum Banana à Milanesa (2008), que chamou a atenção da crítica local e, em 2010, lançou o álbum homônimo, e de músicas próprias, Selton. A crítica classificou Selton como “um dos grandes lançamentos do ano”. O segundo álbum abriu portas para o quarteto, que saiu em turnê pela Europa.

Depois disso a banda gravou SAUDADE, disco cheio de referências brasileiras, e que de cara abre o álbum com a música “Qui nem jiló (Saudade)”, do rei do baião Luiz Gonzaga.

“Saudade, o remédio é cantar”... trecho de “Qui nem jiló [...]”, resume bem o terceiro álbum dos caras.

Gravado com o investimento dos fãs através de uma plataforma Crowdfunding, a banda conseguiu angariar US$ 10 mil. Logo após o lançamento, Selton já cumpre uma agenda de mais de 30 apresentações na Itália, e aproveita enormes festivais de verão como Rock in Roma e MI AMI, onde está escalada entre as principais atrações.

O retorno ao Brasil está marcado para o fim deste mês - (alguém de Ribeirão Preto pode contratá-los para um show, por favor? rs). Além de promover o CD, o grupo lança o clipe de “Across the Sea” e sua própria coleção de óculos escuros, os SeltonGlasses, da marca Rejected Samples, de Londres.

Conheça e ouça a banda clicando aqui

**Em breve publico entrevista com eles! (Assim espero..rs)

Compartilhar: