Viva, Thom Yorke!

Viva, Thom Yorke!

Não sou bom com datas! Em outubro, por exemplo, eu sempre ligo pra minha mãe pra confirmar as datas dos aniversariantes da família. Mas, assumo. Embora seja péssimo com datas, sou do tipo que se liga em assuntos esotéricos e gosta de saber dos signos das outras pessoas, para saber como agiriam perante as situações. Três pessoas da minha família são do signo de Libra. Generalizando: são amáveis, protetoras e temperamentais (ao extremo!). Mas, gosto delas mesmo assim (rs).

Talvez seja por isso que eu também goste e entenda tão bem os motivos do Thom Yorke – vocalista do Radiohead, que também é de Libra.

Minha admiração pelo líder do Radiohead vai além da boa música que ele faz. Gosto dele pois também há um engajamento em outras áreas: como meio ambiente e mercado da música.

Quando eu digo para as pessoas que ouço (muito) Radiohead, eles torcem o nariz e dizem: “Ah! Aquela barulheira?!”. Outros reforçam: “É muito depressivo!”.

Não tenho muito o que dizer contra tais argumentos, visto que é bem assim que o Radiohead – muito por culpa de Thom Yorke, soa. “Barulhento e depressivo!”. No entanto, é o que eu disse no início do post: eu entendo muito bem o Thom Yorke. Nascido no dia 7 de outubro de 1968. Logo: Hoje um dos meus ídolos completa 45 anos!

Atualmente liderando o Atoms for Peace, Yorke nasceu (com o olho esquerdo paralisado), cresceu e vive em Oxford– com sua companheira de longa data: Rachel Owen, mais dois filhos.

O compositor é vegano, recluso e odeia a obsessão da mídia pelas celebridades. Tanto que, durante as férias de verão, deixa a cidade para fugir dos turistas. Chegando a assumir que só ficou em Oxford, porque lá ninguém liga pra ele ou para o Radiohead.

Sobre o mercado da música, Yorke já revelou: “se eu morrer amanhã, ficarei feliz de não termos seguido trabalhando com essa indústria com a qual eu não sinto conexão alguma”, disse o vocalista sobre a saída de uma grande gravadora e a maneira como trabalham atualmente – disponibilizando músicas gratuitamente para download na internet – hoje feito de maneira corriqueira, mas antes deles (com o disco In Rainbows) não era algo tão comum.

E minha admiração por Thom Yorke só aumenta. Recentemente, em entrevista à revista britânica NME, o ex-beatle Paul McCartiney assumiu que estaria aberto a realizar uma parceria com Yorke, mas revelou que tem medo de o vocalista recusar o convite, segundo ele: "por falta de tempo". (rs)

Por estes poucos motivos citados e por vários outros – que só quem é fã sabe, eu acho que Thom Yorke é o cara.

Feliz aniversário!

Compartilhar: