A importância da habilidade de tomar decisões​

A importância da habilidade de tomar decisões​

A todo instante tomamos decisões, seja ir ou ficar, aceitar algo ou não, comprar ou poupar. Situações como estas contribuem significativamente para nossa habilidade de tomada de decisão. Se tomamos uma decisão é porque queremos mudar, não é mesmo? E para mudarmos precisamos sair da zona de conforto e fazer diferente do que havíamos tentado. Tenho certeza que você conhece alguém que diz que vai começar a dieta, um curso de idiomas, enfim algo que não consegue dar sequência.

Uma situação comum na vida de muitas pessoas é a influência de terceiros, convívio com pessoas que desejam ter o controle da vida alheia. Geralmente este contexto envolve baixa estima ou mesmo o medo do comprometimento com a escolha,

Por isso a importância de assumirmos nossas decisões, somente nós podemos enfrentar os desafios e consequências dos caminhos escolhidos.

O caminho escolhido precisa ser realmente importante pra mim, algo que realmente eu desejo.  Se não, tudo perde o sentido e a razão de continuar.

A ótima notícia é que essa capacidade pode ser desenvolvida por meio de técnicas e ferramentas que nos auxiliam a identificar os fatores que bloqueiam e impedem de assumirmos nosso livre arbítrio. Além disso há conquista de habilidades comportamentais como autoconfiança e automotivação, Essa mudança possibilita nosso empoderamento, passamos a não ter receio de expor ideias e opiniões, conseguimos quebrar crenças limitantes que envolvem julgamento dos demais. Decidir é um ato constante na nossa vida, assumirmos uma postura ou deixá-la de assumir envolve consequências, mas é preciso sermos realmente o protagonista dos nossos sonhos e desejos.

Se você se identificou com algum ponto citado e não deseja que a sua vida pessoal e profissional seja prejudicada, invista no autoconhecimento, você só tem a ganhar.

Compartilhar: