Use a linguagem corporal a seu favor: Veja 5 dicas

Use a linguagem corporal a seu favor: Veja 5 dicas

Falar não é a única forma que encontramos para nos relacionarmos. A emissão e recebimento de mensagens podem se dar por meio da nossa postura, gestos e pela nossa reação. Esse tipo de comportamento é chamado de linguagem corporal, considerado tão importante quanto o uso das palavras.  Constantemente podemos identificar durante uma conversa, seja no trabalho ou entre amigos, uma distonia entre as palavras utilizadas e as expressões corporais adotadas.

A interpretação das diferentes linguagens é essencial para compreender o comportamento dos outros e assim passar a se comportar de maneira mais clara e objetiva.

comunicação organizacional deve considerar os sinais corporais aliados para o aperfeiçoamento das relações e do desenvolvimento pessoal, aspecto extremamente influenciado por fatores culturais e psicológicos. O ambiente no qual o indivíduo está inserido determinará a forma como ele irá se comunicar.

Diante de inúmeras situações que enfrentamos no dia a dia, o nosso corpo pode ter as mais diversas reações.

Quantas vezes ficamos inquietos/impacientes aguardando uma entrevista de emprego ou até mesmo uma reunião com o chefe?

Ao iniciar uma conversa tentamos transmitir confiança, mas nosso corpo “denuncia” o que estamos sentindo.

Em momentos como estes precisamos passar a imagem de entusiasmo, interesse e equilíbrio, características importantíssimas para alcançarmos o sucesso.

A postura adotada para se expressar pode fazer com que a confiança de nossos interlocutores seja alcançada com mais facilidade.

Quero compartilhar algumas dicas:

1) Fale com calma, pausadamente e demonstre tranquilidade na respiração;

2) Olhe nos olhos: é importante concentrar-se no diálogo estabelecido com a outra pessoa;

3) Respire profunda e lentamente: a forma como respiramos diz muito sobre nós e ajudará muito no controle da sua ansiedade;

4) Sente-se de forma adequada, alinhado, com a postura ereta. Cruzar os braços, debruçar sobre a mesa, balançar o pé são sinais de ansiedade, que não ajudarão na sua apresentação. 

5) Comece a observar seu corpo, qual a linguagem dele, se o seu discurso verbal somado a sua postura reforçam a ideia que deseja transmitir. 

Este vídeo abaixo é fantástico. Uma palestra inspiradora da psicóloga social Amy Cuddy que nos mostra como “fazer poses de poder” - ficar numa postura confiante, mesmo quando não nos sentimos confiantes - pode afetar os níveis de testosterona e cortisol no cérebro, e pode até ter um impacto nas nossas chances de sucesso:

Grande abraço e até a próxima.

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