Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, data estabelecida por uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), em 21 de fevereiro de 1992, como uma necessária reflexão a um dos recursos naturais mais importante em termos de sobrevivência da vida no contexto ambiental, pois sem a água não existe a mínima condição de sobrevivência para todos os seres vivos. Sem a água, nenhuma forma de vida existiria e, tampouco sobreviveria no planeta Terra, indistintamente, daí a necessidade imediata de sua proteção para o uso de forma racional e inteligente, visando a nossa própria salvaguarda.

Se olharmos para a volumosa imensidão das águas que podemos enxergar em nosso planeta, veremos que a água é um componente natural aparentemente abundante e sem fim, constituído por uma extensa massa de água sob diferentes formas, entretanto, nem sempre disponível ou em condições para ser utilizada pelo homem sob condições sanitárias de boa potabilidade.

Esta água, que compõe a nossa gigantesca hidrosfera, compreende os oceanos, mares e águas continentais (água doce), sendo que praticamente 71% da superfície terrestre é recoberta pela água (cerca de 1,4 bilhão de km3), correspondendo a 97,5% de água salgada e 2,5% da água doce, que pode ser potencialmente potável, ou seja, adequado ao consumo e utilização do ser humano para diversos fins.

Conforme a Agência Nacional das Águas (ANA) – agência reguladora das águas, o continente americano detém a maior concentração de água doce com cerca de 39,6%, acompanhado pela Ásia com 31,8%, ao passo que o continente com menor volume de água doce é a Oceania (3,9%), embora a África, mesmo possuindo cerca 9,7% de água doce do mundo, é um dos continentes que mais sofrem com a falta de água doce.

Especificamente, o Brasil é um país com maior abundância de recursos hídricos de água doce disponível, possuindo cerca de 12% do total mundial, porém a sua distribuição mostra-se territorialmente muito desigual, em termos regionais.

Existe um grande contraste entre a distribuição de água doce e a população em nosso país, sendo que a região Norte possui maior porcentual do volume de água doce (68%) e menor densidade demográfica (7%), ao passo que a região Sudeste, que conta com apenas 6% dos recursos hídricos, entretanto detém 43% da população total.

Sabemos que todas as possíveis atividades humanas consomem (e desperdiçam) muita água, seja ela em atividades industriais, domésticas, etc., embora a própria Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) cita que as atividades agrícolas são aquelas que mais consomem água no mundo (cerca de 70%). Na sequência, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), temos as atividades industriais consumindo cerca de 22%, seguida da utilização do consumo e uso doméstico com cerca de 8%.

Os problemas e soluções em relação ao consumo racional da água doce, estão relacionadas ao seu mau uso, seus desperdícios, seus processos de distribuição, assim como a errônea ideia de que se trata de um recurso natural inesgotável, embora estes assuntos estejam frequentemente nas pautas das discussões ambientais, socioeconômicas e geopolíticas dos gestores.

No Brasil, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, há uma perda (desperdício) aproximada entre 20% a 60% da água que é destinada ao consumo doméstico e industrial ao longo do seu processo de distribuição, além dos hábitos e questões comportamentais inadequados dos brasileiros em relação à economia de água, tanto para o uso pessoal, como outras atividades consumeristas.

Enfim, a data comemorativa do Dia Mundial da Água, deve servir mais como um momento de reflexão de que a água é finita e que medidas preventivas educacionais e infraestruturais práticas devem ser tomadas pelos gestores públicos e pela própria sociedade, com seriedade e responsabilidade, para que em futuro próximo não tenhamos que sofrer dolorosas consequências pelas nossas próprias inobservâncias e negligências em relação a este inestimável recurso natural, a água.

Imagem de congerdesign por Pixabay 

 

Compartilhar: