A Pós-Graduação no Brasil

A Pós-Graduação no Brasil

Corriqueiramente em nosso cotidiano ouvimos falar em pós-graduação, como um sonho a ser alcançado ou como uma forma de progredir em nossa atividade profissional. Mas, afinal, o que é a pós-graduação?

Para melhor entendimento, vamos verificar os dois grandes níveis em que o sistema educacional brasileiro é subdividido, ou seja, a Educação Básica e o Ensino Superior. A Educação Básica, por sua vez, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), engloba a Educação Infantil, o Ensino Fundamental (obrigatório de nove anos) e o Ensino Médio.

Ao terminar o Ensino Médio (ou equivalente) o aluno está habilitado a ingressar no Ensino Superior – via vestibular, sendo a graduação a modalidade mais procurada, pois confere ao estudante o diploma do Ensino Superior, nas categorias de bacharelado (forma profissionais para o mercado de trabalho), a licenciatura (forma professores para o ensino fundamental e médio) e o tecnólogo (forma profissionais para áreas específicas do mercado). 

Uma vez concluído qualquer um dos cursos de graduação, o aluno está credenciado a concorrer a uma pós-graduação, dedicando-se integralmente ao curso ou paralelamente as atividades profissionais, dependendo das exigências de cada modalidade cursada.

No Brasil, temos várias modalidades de cursos de pós-graduações, o que de certa forma, acabam favorecendo algumas confusões em suas definições, objetivos e propósitos, que muitas vezes confundem o aluno e o entendimento da própria população.

Resumidamente, podemos classificar os cursos de pós-graduação em nível “lato sensu” (exigência mínima de carga horária de 360h), onde se incluem os cursos de Especializações e os MBA (Master of Business Administration) mais voltado para a área de especialização de executivos em gestão corporativa. 

Num grau de maior exigência de carga horária e maior dedicação na elaboração do produto final de seu trabalho, que corresponde a defesa de uma dissertação para o grau de mestrado e, de uma tese para o grau de doutorado, vamos encontrar os famosos cursos de pós-graduação em nível “stricto sensu”. Efetivamente, seria a defesa de uma tese, o único evento concreto que de fato poderia conferir o título de Doutor para qualquer cidadão.

Geralmente, o mestrado demanda um tempo médio de um ano e meio a dois anos para a efetivação dos créditos (disciplinas), além da elaboração e defesa da dissertação - focado na área de pesquisa; enquanto que o doutorado pode exigir um tempo médio de três a quatro anos, pois requer maior aprofundamento no projeto de pesquisa e defesa da tese.

Os cursos “stricto sensu” (mestrado e doutorado) existem tanto em instituições de ensino superior público (gratuito) como no setor privado (pagos, mas podem existir descontos em diferentes porcentuais). Por outro lado, podem ainda existir as bolsas destinadas aos alunos melhores classificados (embora em números reduzidos, atualmente), e que são fornecidas principalmente por órgão federais como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) ou estaduais como as fundações de auxílio a pesquisa (Fapesp/SP, Fundação Araucária/PR, Fapemig /MG, etc.), entre diversas outras fontes.

Cumpre lembrar ainda, que existem o Mestrado e o Doutorado Profissional (Portaria nº 60/2019 – CAPES/MEC), que embora possuam equivalência em termos de titulação com o Mestrado e Doutorado Acadêmico, geralmente aqueles são destinados mais especificamente aos profissionais de corporações, pois objetivam principalmente a capacitação dos profissionais já em práticas de trabalho mais avançadas.

Ainda, mais recentemente a Capes regulamentou e autorizou a criação de cursos de Mestrado e Doutorado a distância, que estão sendo implementadas, por ora, principalmente pelas instituições privadas; assim como também regulamentou e estabeleceu as normativas para o funcionamento e avaliação dos Polos de Educação a Distância para estas ofertas de pós-graduação “stricto sensu”.

Considerando-se que estes dois últimos tópicos/parágrafos são bem mais complexos e polêmicos, ainda discutiremos estes assuntos oportunamente.

 

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Compartilhar: