Extintor de incêndio não é mais obrigatório

Extintor de incêndio não é mais obrigatório

O equipamento agora passa a ser opcional para os veículos 

Quem resolveu esperar o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) dar a última palavra sobre a troca dos extintores (de BC para ABC) saiu ganhando, ou melhor, não investiu dinheiro desnecessariamente. É que, na manhã desta quinta-feira, dia 17, o órgão decidiu pela não obrigatoriedade do equipamento nos veículos circulantes no País.

A decisão levou em conta dados fornecidos pela AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) que relata que dos dois milhões de acidentes em veículos segurados, somente 800 tiveram incêndio como causa, sendo que, desse total, apenas 24 (3%) informaram que usaram o extintor.

As inovações tecnológicas, como o corte de combustível em caso de colisão, a localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros e o uso de materiais e revestimentos menos inflamáveis também contribuíram para a decisão do Contran.

Com a nova resolução, o extintor passa a ser de uso opcional para carros, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. Mas para caminhões, micro-ônibus, ônibus, tratores e veículos de transporte de produtos inflamáveis o equipamento é de uso obrigatório.

A medida passa a valer assim que for publicada no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer entre esta sexta (18) e segunda (21).

Foto: Divulgação

Compartilhar: