Apps gratuitos para você identificar as estrelas do céu

Apps gratuitos para você identificar as estrelas do céu

No dia 21 de agosto, vários pontos do continente americano poderão contemplar um eclipse solar. Aqui no Brasil, os estados das regiões norte e nordeste serão os mais favorecidos com o espetáculo.

Caso você esteja mais ao sul do nosso país ou tenha o azar de pegar um céu nublado, não se preocupe: por todo ano acontecem fenômenos astronômicos interessantes. E mesmo em cidades com mais poluição, como São Paulo, é possível observar estrelas e planetas mais brilhantes, como Sirius, Hadar, Rígel, Júpiter, Vênus e Marte.

Há vários Apps que ajudam a identificar constelações e a encontrar planetas, descomplicando o mapa estelar. Experimente usar um deles: é garantido que você vai apreciar uma noite estrelada ainda mais!

Google Sky Map

O Google não só tem a ferramenta Maps e o Google Earth como também desenvolveu um aplicativo para observar o céu. Com o Sky Map, você pode procurar por objetos específicos - como nebulas - e personalizar o mapa para aparecer apenas os elementos que você preferir.

Android

Carta Celeste

O Carta Celeste é um mapa com visual deslumbrante, que permite que você enxerge os desenhos das constelações (já tentou ver um centauro em Sagitário? Pode ser meio difícil). Ele também oferece informações sobre os planetas. Há opção de comprar alguns upgrades para o mapa, como de cometas, satélites e chuvas de meteoros.

Android | iOS (está com o nome "Star Chart" na Apple Store)

Star Walk 2 Free

Além de funcionar como mapa celeste, aplicativo é um verdadeiro guia de astronomia. Apesar de ele ainda não estar completamente traduzido para o português, é bem legal para quem quer aprender ou ensinar mais sobre o nosso universo.

Android | (A versão para iOS é paga, mas pode ser acessada aqui)

Pocket Universe

O premiado aplicativo tem uma versão gratuita para quem quer observar o céu e identificar os pontinhos luminosos. Criado em parceria com professores, ele oferece várias informações sobre o céu.

iOS (versão gratuita)

SkyView Free

A ferramenta permite que você não só identifique as estrelas como também que fotografe o céu e o compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Compartilhar: