Do analógico ao digital: o que muda nas clínicas médicas

Do analógico ao digital: o que muda nas clínicas médicas

Quando se pensa em clínica médica, logo vem à mente a visão da recepcionista que atende ao telefone e marca horários a caneta na agenda de papel do médico. A cada dia, porém, essa cena se torna ultrapassada. Hoje os consultórios contam com diversas ferramentas tecnológicas que podem otimizar os processos, reduzir custos e melhorar o relacionamento e atendimento assistencial ao paciente.

A área da saúde vem passando por uma série de transformações em decorrência dos avanços tecnológicos. Mas essas novidades não estão só nos grandes centros hospitalares de referência internacional, clínicas e pequenos consultórios também se beneficiam da utilização da tecnologia no dia a dia.

A popularização da tecnologia oferece novas soluções para velhos problemas das clínicas. Agenda de papel, fichas de pacientes, telefonemas para marcar consulta, prescrições e até mesmo o relacionamento com os pacientes é transformado - para melhor, claro.

Como eram as clínicas “de antigamente”

Nas clínicas mais tradicionais, o agendamento é feito apenas por telefone ou presencialmente. Isso sempre é muito trabalhoso para o paciente, afinal, ou ele precisa ir até a clínica, ou precisa dar sorte para encontrar o telefone desocupado.

Depois, quando o paciente chega para a sua consulta, ele precisa esperar que alguém encontre sua ficha nos arquivos, o que pode levar certo tempo, ou então, se o prontuário não é encontrado, o documento é feito novamente e as informações anteriores ficam perdidas.

No consultório analógio, as receitas e pedidos de exames também são feitos com caneta e papel. Nesse caso, se o paciente perde esse papel, ele precisa voltar até o consultório e esperar o médico refazer o pedido. Ou seja, tempo perdido do paciente e do profissional de saúde.

Aquela visão de uma clínica cheia de arquivos, com a recepcionista “perdida” entre telefonemas e pilhas de papel em breve será só uma memória.

Informatizar o consultório não é a única etapa necessária para ultrapassar a barreira do analógico. É preciso uma mudança dos processos, da recepção ao faturamento, que devem ser digitalizados a fim de alcançar a transformação digital.  

A clínica digital

Uma clínica digital vai muito além de realizar todos esses processos no computador. Para a total informatização da clínica é preciso uma mudança de paradigmas.

Por exemplo, o agendamento de consultas continua sendo feito por telefone ou pessoalmente, mas também são oferecido outros canais, como o agendamento em aplicativos ou no site da clínica.

Os prontuários, que antes se perdiam em fichas de papel, agora podem ser encontrados em poucos cliques e estão acessíveis para o médico de qualquer lugar e em qualquer dispositivo (computador, tablet, smartphone).

Além da acessibilidade, os dados dos pacientes ficam extremamente seguros na nuvem. As informações são armazenadas em bancos de dados específicos para informações da área da saúde, com certificados e criptografias específicos.

Outras áreas da clínica também são melhoradas com a tecnologia, como a automatização do controle financeiro e a centralização da comunicação entre a equipe, com um comunicador interno.

Até mesmo o relacionamento com o paciente é melhorado. É possível enviar lembretes de consulta automatizados, assim o paciente se recorda do compromisso e também pode confirmar sua presença. E também existem os emails de felicitações para os pacientes aniversariantes, tudo de forma automática, tecnológica e muito fácil.

Atualmente os recursos eletrônicos tornam a rotina dentro de uma clínica muito mais organizada e eficaz.

Conheci a iClinic no início de 2014, uma startup que oferece software especializado para gestão de clínicas médicas, obteve um crescimento de 230% em 2016, em relação ao ano anterior, e está preparada para continuar crescendo nesse ritmo em 2016. Outro número que consolida o sucesso do aplicativo é a taxa de 90% de satisfação dos clientes.

Contar com ferramentas tecnológicas é essencial, mas mudança dos processos representa a verdadeira transformação digital. Os médicos que desejam revolucionar suas clínicas com a tecnologia podem contar com o iClinic: o sistema médico mais fácil de usar. Com armazenamento na nuvem, as informações sempre estão seguras e disponíveis em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Veja todos os recursos: https://iclinic.com.br/recursos/como-funciona/

Para Felipe Lourenço, CEO e fundador da iClinic, o crescimento de 2016 mostra que o mercado de saúde ainda tem muito a ser explorado. "Atualmente, 70% das clínicas e consultórios ainda usam papel nos processos internos. Nós temos uma ferramenta intuitiva, que concentra várias operações em um único aplicativo, assim o médico só se preocupa com o mais importante: atender bem os pacientes", explica. 

Sobre a iClinic

Fundada em 2011, a iClinic oferece um software especializado para gestão de clínicas médicas, que pode ser acessado de qualquer lugar. O objetivo da empresa é proporcionar a melhor experiência para o paciente levando gestão à prática médica por meio da tecnologia.

Escolhida pela Endeavor como uma das startups mais promissoras do Brasil, a iClinic já passou pelo programa de aceleração da Rockstart, em Amsterdã e no Vale do Silício.

Entre as ferramentas oferecidas pelo software, estão: prontuário e prescrição eletrônicos, agenda online, envio automatizado de lembretes para pacientes e controle financeiro da clínica.

Para mais informações: https://iclinic.com.br/

Compartilhar: