Apresento algumas dicas para o trabalho pedagógico com a BNCC. São algumas dicas que poderão ajudar o professor alfabetizador.
A Alfabetização deve acontecer em dois anos, com o 3º ano como prazo limite.
O foco principal da ação pedagógica na alfabetização é a apropriação do sistema alfabético de escrita.
O trabalho diário com textos é fundamental.
A BNCC estabelece a centralidade do texto como unidade diária de trabalho pedagógico.
É recomendável que os alunos trabalhem com textos relacionados a situações cotidianas e às suas vivências reais.
É imprescindível que o professor traga toda a sorte de gêneros discursivos para a sala de aula.
É de fundamental importância o trabalho pedagógico diários com as práticas sociais de leitura e escrita.
Estudar as relações entre sons e letras e investigar com quantas letras se escreve uma palavra e onde elas devem ser posicionadas contribui para o entendimento do sistema de escrita alfabética.
A BNCC assume a perspectiva enunciativa de linguagem. Essa perspectiva reconhece que a linguagem é uma atividade humana e faz parte de um processo de interação entre os sujeitos.
A linguagem se materializa em práticas sociais. Daí a importância de o professor trazer para a sala de aula situações que podem ser vivenciadas pelas crianças no dia a dia.
As crianças podem escrever sobre essas situações, construir jogos, fazer teatrinhos, por exemplo.
É fundamental que o professor abra espaço para os novos gêneros, como: chats, twets, posts, e-zine, dentre outros.
Textos multissemióticos e multimidiáticos devem ser trabalhados diariamente. Fotos, pinturas, ilustrações, infográficos, desenhos, vídeos, filmes, músicas precisam estar presentes na sala de aula.
As quatro práticas de linguagem a serem trabalhadas em sala de aula são; leitura/escuta, escrita, oralidade e análise linguística.
É importante que a criança leia o que ela escreveu e escute a sua própria leitura.