ALFABETIZAÇÃO: o que diz a BNCC

ALFABETIZAÇÃO: o que diz a BNCC

Apresento algumas dicas para o trabalho pedagógico com a BNCC.  São algumas dicas que poderão ajudar o professor alfabetizador.

 

A Alfabetização deve acontecer em dois anos, com o 3º ano como prazo limite.

O foco principal da ação pedagógica na alfabetização é a apropriação do sistema alfabético de escrita.

O trabalho diário com textos é fundamental.

 A BNCC estabelece a centralidade do texto como unidade diária de trabalho pedagógico.

É recomendável que os alunos trabalhem com textos relacionados a situações cotidianas e às suas vivências reais.

É imprescindível que o professor traga toda a sorte de gêneros discursivos para a sala de aula.

É de fundamental importância o trabalho pedagógico diários com as práticas sociais de leitura e escrita.

 Estudar as relações entre sons e letras e investigar com quantas letras se escreve uma palavra e onde elas devem ser posicionadas contribui para o entendimento do sistema de escrita alfabética.

A BNCC assume a perspectiva enunciativa de linguagem. Essa perspectiva reconhece que a linguagem é uma atividade humana e faz parte de um processo de interação entre os sujeitos.

A linguagem se materializa em práticas sociais. Daí a importância de o professor trazer para a sala de aula situações que podem ser vivenciadas pelas crianças no dia a dia.

As crianças podem escrever sobre essas situações, construir jogos, fazer teatrinhos, por exemplo.

É fundamental que o professor abra espaço para os novos gêneros, como: chats, twets, posts, e-zine, dentre outros.

Textos multissemióticos e multimidiáticos devem ser trabalhados diariamente. Fotos, pinturas, ilustrações, infográficos, desenhos, vídeos, filmes, músicas precisam estar presentes na sala de aula.

As quatro práticas de linguagem a serem trabalhadas em sala de aula são; leitura/escuta, escrita, oralidade e análise linguística.

É importante que a criança leia o que ela escreveu e escute a sua própria leitura.

Profa. Dra. Elaine Assolini

Compartilhar: